O onírico na fotografia do filme 8 ½

Autores

  • Mariana Soares Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Fernanda Vilela de Magalhães Universidade Estadual de Londrina
  • Dirce Vasconcellos Lopes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2006v2n2p191

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Imaginário.

Resumo

 Analisa a fotografia do filme 8 ½, de Federico Fellini, os elementos da linguagem fotográfica presentes na obra e sua relação com o universo imaginário e onírico do diretor. Investiga como a construção da luz, realizada pelo diretor de fotografia, Gianni Di Venanzo, e por Fellini – em conjunto com os planos, composições, enquadramentos e montagem do filme – explora as possibilidades de expressão do onírico, causando no espectador a sensação de ambigüidade entre a realidade e sonho. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Soares Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Maria Fernanda Vilela de Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Dirce Vasconcellos Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

Ribeiro, M. S., Magalhães, M. F. V. de, & Lopes, D. V. (2006). O onírico na fotografia do filme 8 ½. Discursos Fotograficos, 2(2), 191–217. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2006v2n2p191

Edição

Seção

Artigos