O vale da sombra da vida: reflexões sobre a fotografia de guerra e suas repercussões

Autores

  • Marcello Silva Maciel Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Cesar Boni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2006v2n2p93

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Fotojornalismo de guerra.

Resumo

Reflexões sobre a fotografia de guerra e suas repercussões na sociedade e na capacidade de socialização de quem a produz são as propostas norteadoras deste trabalho. Num primeiro momento, o fotógrafo de guerra é um profissional como outro qualquer, mas a constante exposição ao perigo e a eminência da morte afetam sua convivência em sociedade. O artigo resgata criticamente a trajetória do fotojornalismo de guerra e busca instigar a reflexão nos – e sobre os – três agentes do processo de comunicação: o produtor, o transmissor e o receptor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcello Silva Maciel, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Unicema – Centro Universitário do Maranhão. Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Paulo Cesar Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

Maciel, M. S., & Boni, P. C. (2006). O vale da sombra da vida: reflexões sobre a fotografia de guerra e suas repercussões. Discursos Fotograficos, 2(2), 93–110. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2006v2n2p93

Edição

Seção

Artigos