Vestir-para-ser e o consumo dos símbolos da imagem de marca pela comunicação visual na moda
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p273Palavras-chave:
Teses e Dissertações. Design de Moda. Consumo. Chanel. Logomarca.Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre como as preferênciasestéticas podem ser consideradas os principais meios de afirmação da personalidade quando associados ao fato de que a moda atua como elemento visual e simbólico e como produtora do desejo de “vestir-para-ser”. A analogia toma emprestados os termos da expressão ter-para-ser, comumente
vinculada a valores de interação e vida social. No caso aqui tratado, está embutida a capacidade de pagar um diferencial de preço cobrado pelas marcas de prestígio, e a visualidade é responsável pela criação desse valor agregado, que é de natureza afetiva e emocional e originado pela publicidade.
A publicidade é também objeto do estudo, pelas características e objetivo de sua linguagem, presente nas campanhas de uma marca com o intuito de fazer com que o consumidor deseje um produto e se satisfaça a partir de um conjunto de elementos visuais que caracterizam essa marca, vinculando-os a uma representação simbólica (logomarca) – com isso também despertando o desejo de consumo não somente para o produto, mas por seu poder de significação. A semiologia é adotada como fundamentação teóricometodológica por sua capacidade de fazer compreender o consumo do simbólico que vive a sociedade contemporânea: São analisadas cinco
campanhas publicitárias da marca Chanel e, a partir da leitura propiciada pelas imagens, toma-se contato com os significados nelas inseridos pela marca para atuar como o diferencial para seus clientes.
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Publicado
2012-09-03
Como Citar
Parisotto, G. C. (2012). Vestir-para-ser e o consumo dos símbolos da imagem de marca pela comunicação visual na moda. Discursos Fotograficos, 8(13), 273–274. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p273
Edição
Seção
Dissertações
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