Fotojornalismo: entre a opacidade e a transparência

Autores

  • Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p71

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Fotografia menor. Imagem cristal. Robert Frank - Fotógrafo. Jornal Zero Hora.

Resumo

A partir dos conceitos de Fotografia Menor (Gonçalves, 2009) e de Imagem Cristal (Deleuze, 2007; Fatorelli, 2003) buscar-se-á pensar o trabalho de Robert Frank como o germe de um fotojornalismo possível na contemporaneidade, momento em que sua função primordial, informação, se desloca através da imposição de novos formatos. Dá-se então o aparecimento de um novo tipo de imagem, que, sem fugir à referencialidade própria da imagem jornalística, indica outras possibilidades para além do fato jornalístico imediato. No escopo do presente trabalho, essa nova imagem é detectada no fotojornalismo impresso do jornal Zero Hora (RS). Estabelece-se um jogo entre opacidade e transparência na informação visual fotográfica.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora e pesquisadora, na área de fotografia, do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado e doutorado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2012-08-31

Como Citar

Gonçalves, S. M. L. P. (2012). Fotojornalismo: entre a opacidade e a transparência. Discursos Fotograficos, 8(13), 71–91. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p71

Edição

Seção

Artigos