A construção imagética de um crime: análise das capas de revistas sobre o caso Isabella Nardoni

Autores

  • Andréa Gama Piana Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p255

Palavras-chave:

Teses e Dissertações. Semiótica da Cultura. Significação. Revistas Jornalísticas.

Resumo

Desde nossos primórdios, a imagem esteve presente assumindo diferentes funções no tempo. Ao longo da história, as técnicas de produção e suportes se modificam e a imagem ganha um espaço cada vez maior a ponto de, em determinados momentos, substituir os próprios textos e direcionar a formação de opiniões. Assim objetivou-se analisar os elementos visuais presentes nas capas das revistas Veja, Isto É e Época, referentes ao caso Isabella Nardoni, anotando a significação da imagem para uma construção
de narrativas em torno dos fatos. O embasamento teórico e conceitual utilizado na realização das análises segue o pensamento de dois autores, sendo o primeiro Harry Pross que, através de sua teoria relacional dos signos busca por meio da interpretação dos eixos (dentro-fora, acima-abaixo, claroescuro), permite leituras visuais em diversos textos culturais. Outro autor que dá base para as análises é Ivan Bystrina, sendo este um dos principais pensadores da Semiótica da Cultura, e assim como Pross, também
compreende a percepção por eixos, ou polos, enfatizando que o negativo sempre acaba por atrair mais a atenção, destacando que essas características são baseadas em valores arcaicos ainda presentes no homem. Neste trabalho, foi possível perceber, por meio dos referencias expostos, elementos de significância para a construção visual da narrativa de um crime nas capas de revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Gama Piana, Universidade Estadual de Londrina

Mesrtanda em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

2012-05-15

Como Citar

Piana, A. G. (2012). A construção imagética de um crime: análise das capas de revistas sobre o caso Isabella Nardoni. Discursos Fotograficos, 8(12), 255–256. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p255

Edição

Seção

Dissertações