Função social do contrato. Conceito. Natureza jurídica e fundamentos

Autores/as

  • Jussara Schmitt Sandri Centro Universitário de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2011v6n2p120

Palabras clave:

Contratos, Função social, Direitos da personalidade, Liberdade contratual, Intervenção do estado.

Resumen

A transformação da teoria geral dos contratos resultou no surgimento de novos preceitos, visando equilíbrio e harmonia na relação contratual, por meio da observância de princípios como a boa-fé objetiva e a função social dos contratos, norteados na dignidade da pessoa humana e no intervencionismo estatal. O presente estudo analisa a função social dos contratos, com enfoque nos direitos da personalidade, abordando natureza jurídica e fundamentos, suas principais características e a eventual restrição ao princípio da liberdade contratual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jussara Schmitt Sandri, Centro Universitário de Maringá

Servidora pública federal, docente e coordenadora de estágio do Colegiado de Direito do Instituto Federal do Paraná, campus Palmas; especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing e Recursos Humanos pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná, e mestranda em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá. Endereço eletrônico: <ss.jussara@gmail.com>.

Publicado

2011-12-15

Cómo citar

Sandri, J. S. (2011). Função social do contrato. Conceito. Natureza jurídica e fundamentos. Revista Do Direito Público, 6(2), 120–141. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2011v6n2p120

Número

Sección

Artigos