POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DIGITAL PARA O ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2024.v19.n2.45037

Palabras clave:

Fake news, Algoritmos, Políticas públicas, Educação digital.

Resumen

O trabalho demonstra que disseminação de fake news calcadas na desinformação da população é uma velha estratégia de manipulação dos cidadãos, todavia, em vista da evolução da Sociedade em Rede e o surgimento das novas Tecnologias da Informação e Comunicação, as fake news tornaram-se um problema substantivo a ser enfrentado em defesa do Estado Democrático de Direito. A pesquisa ressalta os potenciais problemas apresentados pelo big data e as consequências que os algoritmos matemáticos invocam nas redes sociais, e que o seu livre desenvolvimento na captura de dados dos usuários faz com que o indivíduo se encontre em uma espécie de filtro de bolha informacional. Diante destes aspectos, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar meios de enfrentamento das fake news para a garantia da Democracia. Para tanto, adota-se o método de revisão literária, pautada por consultas bibliográficas em materiais publicados em revistas jurídicas e livros, consistindo na exposição de ideias dos autores selecionados. Observa-se que a principal e mais eficiente forma de enfrentamento da disseminação de fake news é por meio da implementação de políticas públicas de educação digital, que visem educar o usuário à um olhar crítico e questionador quando diante de notícias consumidas nas redes sociais.

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Biografía del autor/a

Fernanda Valone Esteves, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Direito Empresarial Aplicado à Era Digital pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-PR.

Renata Capriolli Zocatelli Queiroz, Universidade de São Paulo

Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Mestre e especialista pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professora do Curso de Pós Graduação em Direito Empresarial aplicado à era Digital da Universidade Estadual de Londrina e da graduação da Faculdades Londrina.

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Publicado

2024-08-31

Cómo citar

Esteves, F. V., & Queiroz, R. C. Z. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DIGITAL PARA O ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS. Revista Do Direito Público, 19(2), 85–108. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2024.v19.n2.45037