LIBERDADE DE CÁTEDRA E FUTURO DO TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2024.v19.n2.44810Palabras clave:
liberdade de cátedra, trabalho docente, ensino remotoResumen
Este artigo se situa no campo dos estudos sobre erosão de direitos sociais fundamentais e reestruturação neoliberal do trabalho, com recorte para seus efeitos sobre a regulação laboral pública de professores e professoras. O problema de pesquisa é delimitado pelo exame de compatibilidade entre reestruturação da atividade docente e estatuto constitucional da liberdade de cátedra, como parte de um estudo mais amplo sobre contratualidades espoliativas no âmbito de Instituições de Ensino Superior Privadas. Mediante estudo bibliográfico e documental sobre a liberdade de cátedra na Constituição Federal (seção 1) e análise dos problemas da gravação de aulas e da divisão do trabalho proposta no ensino à distância (seção 2), verificou-se um processo de expropriação de atributos da personalidade de professores e professoras. O processo de investigação tem caráter qualitativo e exploratório, utilizando-se dos métodos de revisão bibliográfica e análise de conteúdo de documentos jurídicos.
Palavras-chave: liberdade de cátedra, trabalho docente, ensino remoto
Descargas
Citas
ANDES-SN - SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Projeto do capital para a educação, volume 4: o ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. Brasília, DF: ANDES-SN, 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BENANAV, Aaron. Automation and the future of work. New Left Review, London, n. 119, set./out. 2019. Disponível em: https://newleftreview.org/issues/ii119/articles/aaron-benanav-automation-and-the-future-of-work-1. Acesso em: 9 set. 2020.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Diários da Assembleia Nacional Constituinte. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 1987. Suplemento nº 97. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/Constituicoes_Brasileiras/constituicao-cidada/publicacoes/diarios_anc. Acesso em: 9 set. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 9 set. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 9 set. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em: 9 set. 2020.
BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho (6. Turma). Agravo de Instrumento em Recurso de Revista n. 24318-82.2016.5.24.0005. Relatora: Ministra Kátia Magalhães Arruda, 14 de março de 2018a.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de descumprimento de preceito fundamental 548. Relatora: Ministra Carmen Lúcia. Brasília, DF: STF, 2018b. Disponível em: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=12923110. Acesso em: 15 set. 2020.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Decisão proferida pelo Ministro Alexandre de Moraes em plenário na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF 548. Brasília, DF: STF, 2018c virou 2018c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z7NDNybUaQI&t=5965s. Acesso em: 7 set. 2020.
BRASÍLIA. Ministério Público do Trabalho. Nota Técnica 11/2020 (GT COVID 19). Nota Técnica para a atuação do Ministério Público do Trabalho na defesa da saúde e demais direitos fundamentais de professoras e professores quanto ao trabalho por meio de plataformas virtuais e/ou em home office durante o período da pandemia da doença infecciosa COVID-19. Brasília, DF: MPT, 2020. Disponível em: https://mpt.mp.br/pgt/noticias/nota-tecnica-n-11-2020-trabalho-on-line-de-professores-gt-covid-19-mpt.pdf. Acesso em: 2 set. 2020.
BULOS, Uandi Lammêgo. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva: 2015.
CFOAB - CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. 7ª Vara Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal. Ação Ordinária n. 503.4657-04.2019.4.01.3400. Brasília, DF: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, 2019.
COUTINHO, Aldacy Rachid. Poder punitivo. In: VIANA, Marcio Túlio; ROCHA, Cláudio Jannotti da (org.). Como aplicar a CLT à luz da Constituição: alternativas para os que militam no foro trabalhista. São Paulo: LTr, 2016. v. 1.
COUTINHO, Aldacy Rachid. Reforma trabalhista brasileira e o Supremo Tribunal Federal: as escolhas trágicas?. Revista da Faculdade Mineira de Direito, Belo Horizonte, v. 21, p. 31-52, 2018. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7999.2018v21n41p31-52
DELGADO, Gabriela Neves; ROCHA, Ana Luisa. Um retrato do mundo do trabalho na pandemia em cinco paradoxos. In: Direito. UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, Brasília, v. 4, n. 2, p. 16-34, maio/ago. 2020.
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2019.
FELICIANO, Guilherme Guimarães; MORAES, Paulo Douglas Almeida. Do direito social à proteção contra os efeitos da automação: breves comentários ao PL nº 1.091/2019, da câmara dos deputados. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte, v. 65, n. 100, p. 947-962, jul./dez. 2019.
FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes na Constituinte: leituras para a reforma política. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo Expressão Popular, 2014.
FREITAS, Luis Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143817
GALVÃO, Alexandre. Unifacs obriga professores a cederem aulas em vídeo e ameaça colaboradores de demissão. Metro1, Salvador, 27 de abril de 2020. Disponível em: https://www.metro1.com.br/noticias/cidade/91128,unifacs-obriga-professores-a-cederem-aulas-em-video-e-ameaca-colaboradores-de-demissao. Acesso em: 3 set. 2020.
GEDIEL, José Antônio Peres; KATREIN, Camila Siqueira; MELLO, Lawrence Estivalet de. Escola sem professores e expropriações de direitos da personalidade no ensino à distância. In: SANTOS, André Felipe Pereira Reid; BUSSINGER, Elda Coelho de Azevedo; PAZELLO, Ricardo Prestes (org.). Saúde, direito e movimentos sociais. São Paulo: Annablume Editora, 2020.
GEDIEL, José Antônio Peres; MELLO, Lawrence Estivalet de. Autonomia contratual e razão sacrificial: neoliberalismo e apagamento das fronteiras do jurídico. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 11, p. 2238-2259, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2179-8966/2020/46856
GEDIEL, José Antônio Peres; MELLO, Lawrence Estivalet de. Expropriações do sujeito trabalhador e os limites dos direitos da personalidade na Lei n. 13.467/2017. In: MELLO, Lawrence Estivalet de; SILVA, João Luiz Arzeno da; ZANIN, Fernanda (org.). Estratégias autoritárias do estado empregador: assédio e resistências. Curitiba: Kaygangue, 2017.
LEIPNITZ, Guinter. Pesquisa historiográfica e documental: diálogos entre História e Direito a partir de escrituras públicas de contratos. In: Machado, Maíra Rocha (org.). Pesquisar empiricamente o direito. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017. p. 225-248.
MELLO, Lawrence Estivalet de. Crise do contrato de trabalho e ilegalidades expandidas. 2020. 452 f. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
MIRANDA, Jorge. Liberdade de trabalho e profissão. Revista de Direito e Estudos Sociais, Coimbra, v. 30, n. 2, p. 145-162, abr./jun. 1988.
OLIVEIRA, Caroline. Universidades particulares demitem professores em massa e lotam salas virtuais. Brasil de Fato, São Paulo, 9 set. 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/09/09/universidades-particulares-demitem-professores-em-massa-e-lotam-salas-virtuais. Acesso em: 9 set. 2020.
OSSOLA, Ana Laura. Liberdad de expresíon: declaraciones, derechos y garantias, deberes y derechos individuales. In: RODRIGUES JUNIOR, Otavio Luiz; MIRANDA, Jorge; FRUET, Gustavo Bonato (org.). Direitos da personalidade. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
RIO GRANDE DO SUL. Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Autos n. 0020494-38.2014.5.04.0007. Desembargadora Relatora: Cleusa Regina Halfen, Porto Alegre: TRT, 2017.
SEKI, Allan Kenji; SOUZA, Artur Gomes; EVANGELISTA, Olinda. O crescimento perverso das licenciaturas privadas. In: EVANGELISTA, Olinda; SEKI, Allan Kenji; SOUZA, Artur Gomes de; TITTON, Mauro; AVILA, Astrid Baecker. Desventuras dos professores na formação para o capital. Campinas: Mercado das Letras, 2019.
SHALDERS, André; MOTA, Camilla Veras; GRAGNANI, Juliana. Eleições 2018: STF suspende ações da Justiça Eleitoral em universidades; entenda a polêmica. BBC New Brasil, São Paulo, 27 out. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46005982. Acesso em: 27 ago. 2020.
SILVA, Paulo Eduardo Alves da. Pesquisas em processos judiciais. In: MACHADO, Maíra Rocha (org.). Pesquisar empiricamente o direito. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017.
SINPES - SINDICATO DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA. Universidade positivo demite dezenas de professores e fecha cursos presenciais. Curitiba: Sinpes, 2020. Disponível em: https://sinpes.org.br/site/universidade-positivo-demite-dezenas-de-professores-e-fecha-cursos-presenciais/. Acesso em: 6 set. 2020.
SINPRO GUARULHOS. Análise da pesquisa “Trabalho docente nas instituições privadas durante a crise do Coronavírus” – parte II. Guarulhos: SINPRO, 2020. Disponível em: https://www.flipbookpdf.net/web/files/uploads/b0d4e6a5615e438e3c9fd412a1f0b5ed0ad24f6c202008.pdf. Acesso em: 9 set. 2020.
SOUSA, Andréa L. Harada. Trabalho docente e ensino a distância nas escolas privadas. Le Monde Diplomatique Brasil, [São Paulo], 4 maio 2020. Disponível em: https://diplomatique.org.br/trabalho-docente-e-ensino-a-distancia-nas-escolas-privadas/. Acesso em: 7 set. 2020.
SOUZA, Artur Gomes de; EVANGELISTA, Olinda. Pandemia! Janela de oportunidade para o capital educador. Contrapoder, [S. l.], 15 abr. 2020. Disponível em: https://contrapoder.net/colunas/pandemia-janela-de-oportunidade-para-o-capital-educador/#_ftn4. Acesso em: 7 set. 2020.
UNIVERSIDADES públicas são alvos de operações da Justiça Eleitoral em sete estados. G1, São Paulo, 26 out. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/10/26/universidades-publicas-sao-alvos-de-operacoes-da-justica-eleitoral-em-sete-estados.ghtml. Acesso em: 27 ago. 2020.
VIEIRA, Bárbara Muniz. Faculdades particulares de SP lotam salas virtuais com até 180 alunos e demitem mais de 1.600 professores durante pandemia. G1, São Paulo, 2 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/09/02/faculdades-particulares-de-sp-lotam-salas-virtuais-com-ate-180-alunos-e-demitem-mais-de-1600-professores-durante-pandemia.ghtml. Acesso em: 9 set. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista do Direito Público
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.