Análise das comppetências legislativas municipais sobre o enfoque da administração pública gerencial

Autores/as

  • Valquíria Marina Santos Rodrigues Centro Universitário de Lavras
  • Érika Loureiro Borba Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS
  • Fabrício Molica de Mendonça Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n3p56

Palabras clave:

Competências Legislativas Municipais, Gerencialismo, Administração Pública.

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições da administração pública gerencial nos processos de execução das competências legislativas municipais. Obteve-se como resultado a efetiva demonstração de que a administração pública gerencialista traz maiores benefícios aos cidadãos, porém, para garantir uma prestação de serviços públicos efetivos em âmbito é preciso ir além da redefinição da atuação dos municípios necessitando, por exemplo, de um melhor repasse de verbas para a efetivação de suas competências.  Conclui-se então que o município, ao pautar suas ações sob a ótica da administração pública gerencialista tem a possibilidade de aumentar a efetividade na prestação dos serviços públicos, atingindo seu objetivo fundamental que é o interesse local. Ao estabelecer metas a serem cumpridas, criando um balanço entre as delimitações constitucionais e o interesse local, o administrador municipal alcança um sistema de funcionamento que se aperfeiçoa com o decurso do tempo, mas principalmente concede ao cidadão um rol de benefícios aos quais ele tem direito. Porém, é preciso ampliar também o repasse de verbas, por exemplo, para que os municípios tenham condição de dar mais efetividade às políticas públicas de interesse da sociedade.

 

Biografía del autor/a

Valquíria Marina Santos Rodrigues, Centro Universitário de Lavras

Graduanda do curso de Direito do Centro Universitário de Lavras.

Érika Loureiro Borba, Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS

Professora substituta na Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS; Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras – UFLA e graduada em Direito pela Universidade de Itaúna.

Fabrício Molica de Mendonça, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Especialsta em Finanças (1987), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de São João Del-Rei. Professor do curso de Mestrado Acadêmico em Administração do CEFET-BH. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Controladoria. Trabalha com pesquisa evolvendo os seguintes temas: Custos, Controladoria, Mapeamento de Processos, Logística Revesa, Micro e pequena empresa e Arranjos Produtivos Locais.

Publicado

2018-12-23

Cómo citar

Santos Rodrigues, V. M., Loureiro Borba, Érika, & Molica de Mendonça, F. (2018). Análise das comppetências legislativas municipais sobre o enfoque da administração pública gerencial. Revista Do Direito Público, 13(3), 56–71. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n3p56

Número

Sección

Artigos