Responsabilidade do Banco Central do Brasil pelos danos ocorridos aos clientes de instituições financeiras em liquidação extrajudicial ou falência

Autores/as

  • Rafael Ribeiro Calegari Gomes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2006v1n1p227

Palabras clave:

Intervenção estatal no domínio econômico, Sistema Financeiro Nacional, instituições financeiras, Banco Central do Brasil, liquidação extrajudicial e falência, responsabilidade estatal.

Resumen

Verifica a possibilidade de se responsabilizar o Banco Central do Brasil pelos danosocorridos aos clientes de instituições financeiras em liquidação extrajudicial oufalência, constatada omissão no seu dever de fiscalização, aplicando a teoriasubjetiva, baseada na culpa ou dolo. Aborda a intervenção estatal no domínioeconômico, especialmente a atividade reguladora e a função fiscalizadora; oSistema Financeiro Nacional e as instituições que o compõe; o papel do BancoCentral do Brasil como órgão supervisor, responsável pela decretação de regimesespeciais; além da responsabilidade estatal. Conclui ser possível a responsabilizaçãodo Poder Público pela violação do direito de crédito dos credores, desde quecomprovados culpa e/ou dolo, resultando a omissão do ente público em condiçãoque permite a ocorrência do evento lesivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Ribeiro Calegari Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Especialização em Direito do Estado também pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Atualmente é Agente de Fiscalização Financeira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Financeiro e Direito Tributário.

Publicado

2006-07-15

Cómo citar

Gomes, R. R. C. (2006). Responsabilidade do Banco Central do Brasil pelos danos ocorridos aos clientes de instituições financeiras em liquidação extrajudicial ou falência. Revista Do Direito Público, 1(1), 227–244. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2006v1n1p227

Número

Sección

Artigos