O acesso à justiça nas relações negociais públicas e privadas: a tutela dos direitos difusos e coletivos pela defensoria pública por meio da ação civil pública
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2011v6n3p21Palavras-chave:
Acesso à justiça, Ação Civil Pública, Direitos difusos e coletivos, Legitimidade, Defensoria Pública.Resumo
Este artigo pretende contribuir para o debate que se trava no meio jurídico acerca da legitimidade da defensoria pública para a propositura da ação civil pública, no sentido de firmar entendimento favorável, o que poderá significar uma forma de ampliação do acesso à justiça a um número indeterminado de pessoas e, por sua vez, a redução da quantidade de demandas individuais questionando a mesma matéria, seja de natureza pública ou privada. As alterações legislativas que viabilizaram a propositura da ação civil pública pela defensoria pública significam, assim, um avanço à ampliação do acesso à justiça pela população. A constitucionalidade do dipositivo legal em questão, no entanto, é objeto de questionamento perante a corte suprema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.