O estudo trilateral (ompi, omc e oms) e a promoção do acesso à saúde
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2015v10n3p51Palavras-chave:
Propriedade Intelectual, Comércio, Saúde, Inovação, Acesso.Resumo
Este trabalho possui como objetivo a análise do estudo trilateral elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, Organização Mundial do Comércio e Organização Mundial da Saúde, relacionando a propriedade intelectual, o comércio internacional e a saúde pública, cujo escopo visa à promoção do acesso a novas tecnologias médicas, principalmente pelas populações mais pobres, para que, com isso, a população global alcance o mais alto nível de saúde possível. O estudo em referência é uma resposta a uma demanda crescente, especialmente em relação aos países de baixo desenvolvimento relativo, por desenvolvimento, por fortalecimento de suas capacidades para definir políticas nas áreas de intersecção entre saúde, comércio e propriedade intelectual, possibilitando, com isso, acesso e inovação de medicamentos e de outras tecnologias médicas. Para tanto, nesta pesquisa, foi elaborado um estudo a respeito das três organizações, suas origens, funcionamentos e principais atribuições. Além disso, o presente artigo aborda acerca de outros aspectos contidos no estudo trilateral, como os papéis de cada uma das organizações, a carga global de doenças, o desafio essencial para a política de saúde, a relação entre inovação e dimensões de acesso, além de outros temas abordados pelo estudo trilateral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista do Direito Público

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.





