Decisão judiciária: estudo do pensamento de Robert Alexy

Autores

  • Priscila Rosa Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Marcos Antônio Striquer Soares Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2012v7n2p3

Palavras-chave:

Decisão judiciária, Proporcionalidade, Sopesamento de argumentos.

Resumo

Analisa os parâmetros que o juiz deve ter em vista para dar uma decisão, a decisão judicial, diante de casos concretos, indicando até onde vai sua liberdade. Tem como marco teórico os estudos de Robert Alexy, a partir do qual são feitas análises sobre a colisão de direitos e a adoção da proporcionalidade para solucionar essa colisão de direitos; sobre a inclusão da moral na decisão judicial; sobre a busca da justiça; sobre o uso da ponderação nas decisões judiciárias, tendo em vista as relações entre o direito e a moral. Analisa, por fim, a necessidade de uma teoria da argumentação jurídica que possibilite uma decisão judicial coerente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Rosa Lima, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda no curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina

Marcos Antônio Striquer Soares, Universidade Estadual de Londrina

Mestre e doutor em Direito do Estado/Direito Constitucional pela PUC/SP; Professor de Direito Constitucional na graduação, na especialização em Direito do Estado e no mestrado em Direito Negocial na Universidade Estadual de Londrina; Professor de Direito Constitucional na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

Lima, P. R., & Striquer Soares, M. A. (2012). Decisão judiciária: estudo do pensamento de Robert Alexy. Revista Do Direito Público, 7(2), 3–16. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2012v7n2p3

Edição

Seção

Artigos