A construção do sagrado: benzedeiras e práticas religiosas em Cambé/Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2014v7n14p537Palavras-chave:
Altares domésticos, Benzedeiras, MemóriaResumo
Este trabalho busca compreender as relações intrínsecas às múltiplas memórias presentes na disposição de imagens religiosas de senhoras benzedeiras do município de Cambé/Paraná. Através do diálogo com a fonte oral e a fonte imagética procuramos relacionar aspectos históricos às particularidades presentes nos casos tratados. Refletimos na pesquisa os conceitos de identidade, memória e de cura presentes nessas relações de troca entre o sobrenatural e o terreno, atentando para o significado da pluralidade de imagens presentes neste espaço através da análise imagética e das narrativas e histórias dos ex-votos descritos nos depoimentos das benzedeiras. A pesquisa problematizou as reminiscências religiosas a partir das memórias, da identidade e das heranças familiares dos devotos, relacionando suas vivências particulares e privadas com os processos de formação cultural e religiosa brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Antíteses
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/