Breve relato histórico da luta por moradia em Salvador: O caso da ocupação Quilombo de Escada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2008v1n2p118Palavras-chave:
Movimentos sociais, conflito fundiário urbano, Estado, desigualdade social, luta de classes.Resumo
A partir da construção histórica, a nível nacional e local, este artigo discute a problemática do conflito fundiário urbano em Salvador, sob a perspectiva da luta de classes que se afigura entre os movimentos sociais e o capital imobiliário, ressaltando o papel mediador do Estado. Para ilustrar os argumentos explorados, será apresentado o caso da ocupação do MSTB (Movimento dos Sem Teto da Bahia) Quilombo de Escada, aqui colocada enquanto parâmetro da atuação dos movimentos sociais de luta por habitação em Salvador. Analisar-se-ão informações auferidas mediante a realização de um estudo quali-quantitativo junto à comunidade, no qual foram levantados dados censitários e acerca da trajetória de vida dos militantes do MSTB. Por fim, serão enumeradas as ilações obtidas a partir da análise transversal e dialógica do instrumental teórico e da pesquisa empírica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/