Vênus, Crucifixos, Corações e Arcanjos: Arte e reforma católica entre Roma, Paris, Munique, Lisboa e Belém do Pará (1860- 1890)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p774Palabras clave:
D. Macedo Costa, Pio IX, Arte italiana, Romanização, Pintura religiosaResumen
Este artigo analisa o papel da arte sacra e religiosa na Amazônia no contexto do movimento de renovação do catolicismo brasileiro no século XIX em perspectiva internacional. Para isso, analisa o programa iconológico levado a termo pelo bispo do Pará D. Antônio de Macedo Costa, entre as décadas de 1860 e 1880, em especial pela substituição de pinturas do século XVIII por obras consideradas modernas e de acordo com os novos parâmetros artísticos do catolicismo romano. Essa reforma na Sé de Belém do Pará, juntamente com outras realizadas no mesmo período do pontificado de Pio IX, perfaz um programa iconológico e um corpus narrativo de fundo artístico e sagrado, que são testemunhos da pedagogia e dos debates políticos na história do catolicismo mundial do século XIX, a partir das diretrizes romanas.Descargas
Citas
ALMACH administrativo, mercantil, industrial e noticioso da Província do Pará para o anno de 1869. Coordenado por Carlos Seidl e Octaviano José de Paiva. Pará: Editores Carlos Seidl & Cia, 1969.
ALTARES - Três horas da Agonia. A Constituição. Belém, 13 de abril de 1881, p.1.
AS ESCRIPTURAS fulminando o sr. Bispo. O Santo Officio. Belém, 10 de fevereiro de 1873, p.2.
A ESTRELLA DO NORTE. Belém, 25 de junho de 1863, p.1-3.
A ESTRELLA DO NORTE. Belém, 17 de janeiro de 1869, p.1.
CATHEDRAL. A Boa Nova. Belém, de 16 de abril de 1873, p.2.
COSTA, Antônio de Macedo. Pio IX Pontífice Rei. Lisboa: Typographia de J. J. Carvalho, 1861.
COSTA, Antônio de Macedo. Resumo da História Bíblica ou Narrativas do Velho e Novo Testamento. Einsiedeln, Suiça: Benziger Typografos da Sancta Sé Apostolica, 1875.
COSTA, Antônio de Macedo. O livro da Família: ou explicação dos deveres domésticos segundo as normas da razão e do Cristianismo. Petrópolis: Typ. Vozes de Petrópolis, 1879.
ENCYCLICA do Summo Pontífice Pio IX publicada a 8 de dezembro de 1864. Lisboa: Typographia da Fé Catholica, 1865.
GOVERNO DO BISPADO. Carta Pastoral do Exc. Bispo do Pará ao partir para Roma a fim de assistir ao Concílio Eccumênico. Diário de Belém. Belém, 17 de setembro de 1869, p.1.
O CRUCIFIXO. A Estrella do Norte. Belém, 29 de novembro de 1863, pp. 381-383.
O PENITENTE DO DESERTO. A Estrella do Norte. Belém, 15 de maio de 1866, p.7.
O SYLLABUS ou A Doutrina de Roma. Porto: Typographia de Antonio José da Silva Teixeira, 1873.
PADARIA. Gazeta Official. Belém, 10 de fevereiro de 1860, p.4.
REPARTIÇÃO DA POLÍCIA. Gazeta Official. Belém, 3 de abril de 1860, p.1
SEMANA Santa. Diário de Belém. Belém, 19 de Abril de 1881, p.2.
VAIDADES humanas. O Pelicano. Belém, 17 de novembro de 1872, p. 3.
VARIEDADE. Uma noite no Club. Jornal do Pará. Belém, 5 de novembro de 1867, p.2.
VARIEDADES – Busto de Nosso Senhor. A Estrella do Norte. Belém, 27 de março de 1864, p.6-7.
BIBLIOGRAFIA.
AGNELLINI, Maurizio (a cura di). Ottocento italiano: pittori e scultori, opere e mercato. Milano: Istituto Geografico De Agostini, 1996-1997.
ALEXANDRE-BIDON, Danièle. Une foi en deux ou trois dimensions? Images et objets du faire croire à l'usage des laïcs, Annales HSS, 53e année, 6, nov.-déc. p. 1155-1190, 1998.
ARSCOTT, Caroline; SCOTT, Katie (eds.). Manifestations of Venus: art and sexuality. Manchester : Manchester University Press, 2000.
BAENA, Antônio Ladislau Monteiro. Compendio das Eras da Província do Pará. Pará: Typographia de Santos & Menor, 1838.
BAENA, Antônio Ladislau Monteiro. Ensaio Corográfico sobre a Província do Pará. Brasília: Senado Federal, (1839) 2004.
CAPITELLI, Giovanna. Raccontare il sacro: la Galleria dei Santi e dei Beati in Vaticano. In: CAPITELLI, G.; MAZZARELLI, Carla (a cura). La pittura di storia in Italia, 1785-1870: ricerche, quesiti, proposti. Milano: Silvana editoriale, 2008, p.195-209.
CAPITELLI, Giovanna. Los “pittores de Pío IX” en Santiago de Chile: os misterios del rosário para la iglesia de la Ricoleta Domenica (1870). In: GUZMÁN, F., MARTINES, J. M. (org.). Arte Americano e Indipendecia. Nuevas Iconografías. Quinta Jornadas de Historia del Arte. Santiago del Chile: Museo Historico Nacional, 2010, pp. 45-60.
CAPITELLI, Giovanna. Il mercato globale dell'arte sacra nell'Ottocento. Pratiche, committenze, intermediari, artisti. In: CAPITELLI, G.; GRANDESSO, S.; MAZZARELLI, C. (a cura di) Roma fuori di Roma. L’esportazione dell’arte moderna da Pio VI all’Unità d’Italia (1775-1870). Roma: Campisano Editore, 2012, pp. 385-416.
CASTELNUOVO, Enrico. La pittura in Italia: l'Ottocento. Milano: Electa, 1991.
CASTORIADIS, Cornelius. Fenêtre sur le chaos. Paris: Seuil, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.
EBERT-SCHIFFERER, Sybille; EMILIANI, Andrea; SCHLEIER, Erich. (a cura di). Guido Reni e l'Europa: fama e fortuna. Bologna: Nuova Alfa Editoriale; Frankfurt: Schirn Kunsthalle, 1988.
ELSNER, Jas. Comparativism in art history. Abingdon: Routledge, 2017.
ESPOSITO, Rosario. Pio IX: la Chiesa in conflitto col mondo: la S. Sede, la massoneria e il radicalismo settario. Roma: Edizioni Paoline, 1979.
FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. Janelas do passado, espelhos do presente: Belém, arte, imagem e história. Catálogo. Belém: Museu de Arte de Belém, 2011.
FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; RODRIGUES, Silvio. Um altar romano na baía do Guajará: programa iconológico e reforma católica na Catedral da Sé de Belém do Pará (1867-1892). Horizonte, Belo Horizonte, v. 14, n. 43, p. 975-1011, jul./set. 2016.
FONSECA, Anne-Louise G. Pedro Alexandrino de Carvalho (1729-1810) et la peinture d'histoire à Lisbonne: cycles religieux et cycles profanes. Tese de doutorado (História da Arte). Montreal: Université de Montréal, 2008.
LEAL, Américo. A igreja da Sé. Belém: Falângola, 1979.
LIASSIS, Nora Clark. Aphrodite and Venus in myth and mimesis. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2015.
MARTINS, Maria Tereza E. Payan. Livros clandestinos e contrafacção em Portugal no século XVIII. Lisboa: Colibri, 2013.
MAUÉS, Raymundo Heraldo. Padres e bispos em conflito: o processo de “romanização” da Amazônia. In: Uma outra “invenção” da Amazônia. Belém: Cejup, 1999, pp. 119-136.
MEIRA FILHO, Augusto. Contribuição à história de Belém. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1973.
MELLO JUNIOR, Donato. Antonio José Landi - Arquiteto de Belém: Precursor da arquitetura neoclássica no Brasil. Belém: Governo do Estado do Pará, 1973.
MOURA, Ignacio. A exposição artística e industrial do Lyceu Benjamin Constant – Expositores em 1895. Belém: Typ. do Diário Official, 1895.
NEGRO, Angela. Il giardino dipinto del Cardinal Borghese: Paolo Bril e Guido Reni nel Palazzo Rospigliosi Pallavic. Roma: Argos, 1996.
NEGRO, Emilio; PIRONDINI, Massimo. (a cura di). La scuola di Guido Reni. Modena: Artioli, 1992.
NEVES, Fernando A. de F. Solidariedade e conflito: Estado Liberal e Nação Católica no Pará sob o pastorado de Dom Macedo Costa (1862-1889). Tese de doutorado (História). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2009.
RACZYNSKI, Le C. A. Les Arts en Portugal. Paris: Jules Renouard et Cª Libraires-Éditeurs, 1846.
RODRIGUES, Silvio Ferreira. Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o Império e a República em Belém do Pará (1867-1892). Tese de Doutorado (História). Belém: Universidade Federal do Pará, 2015.
SARGES, Maria de Nazaré. Riquezas produzindo a belle-époque: Belém do Pará, 1870-1912. Belém: Paka-Tatu, 2000.
SERRÃO, Vitor. A cripto-história da arte: análise de obras de arte inexistentes. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
SERRÃO, Vitor. História da arte em Portugal – o barroco. Lisboa: Presença, 2003.
SGARBI, Vittorio; PAPETTI, Stefano (a cura di). Le stanze del cardinale: Caravaggio, Guido Reni, Guercino, Mattia Preti. Milano: Silvana, 2009.
SCHUTTER, Xavier de. De Byzance à Florence: sur les traces de Pléthon. Louvain-la-Neuve: EME éditions, 2016.
SOUZA, Ioneide. Construindo identidades: a Pia União das Filhas de Maria e o catolicismo romanizado. Anais do XIV Encontro Regional de História. Rio de Janeiro: ANPUH-RJ, 2010, pp.1-13.
SUCENA, Berta de Moura. Corpo, moda e luxo em Portugal no século XVIII. Dissertação (Mestrado em História). Lisboa: Universidade de Lisboa, 2007, p.3.
TAVARES, Carla Andreia Carvalho. Pedro Alexandrino de Carvalho (1729-1810): caracterização material, técnica e formal da sua obra em telas de altar. Tese (Doutorado em Conservação e Restauro de Bens Culturais). Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, 2015.
VASTA, Daniela. La pittura sacra in Italia nell’Ottocento. Dal Neoclassicismo al Simbolismo. Roma: Gangemi Editore, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/