PROFHistória no Brasil, dez anos depois

Autores

  • Paulo Souto Maior UFPB
  • Pedro Ramón Caballero Cáceres Universidad Nacional de Assunción

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p12-16

Palavras-chave:

PROFHistóira

Resumo

Certamente o Mestrado Profissional em Ensino de História é um dos programas que marcará a formação continuada de professores de História no Brasil. Com sua abrangência em 23 estados e 39 universidades participantes, o ProfHistória, que foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2013, iniciou suas aulas em agosto de 2014. A proposta foi elaborada por um grupo de professores, dentre os/as quais: Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ), Ana Maria Monteiro (UFRJ), Helenice Rocha (UERJ), Keila Grinberg (UNIRIO), Luís Reznik (UERJ), Rebeca Gontijo (UFRRJ), dentre outros. Esperamos que este dossiê de aniversário do ProfHistória tenha contribuído para construir um apanhado das produções do programa, do que foi estudado e produzido nos últimos dez anos. Em paralelo, almejamos que seja um pontapé inicial para outros dossiês de aniversário que narrem outras histórias, apresentem outras temáticas, valorize aspectos ainda pouco discutidos, como as questões LGBTI+, capacitismo e etarismo. Ah, o futuro!

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Biografia do Autor

Paulo Souto Maior, UFPB

Professor Adjunto UFPB, Doutorado em História pela UFSC

Pedro Ramón Caballero Cáceres, Universidad Nacional de Assunción

Membro da Academia Paraguaia de Historia

Referências

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Publicado

23-10-2024

Como Citar

SOUTO MAIOR, Paulo; CABALLERO CÁCERES, Pedro Ramón. PROFHistória no Brasil, dez anos depois. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 12–16, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n33p12-16. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/51573. Acesso em: 1 nov. 2024.