Historicidade e ensino de ciências

uma experiência didático/pedagógica a partir do game “Aventura Periódica”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n34p326-354

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Historicidade, Didática, Videojogos, "Aventura periódica"

Resumo

O trabalho analisa o ensino de ciências e a experiência da historicidade de fatos científicos através do desenvolvimento e aplicação em sala de aula do jogo eletrônico “Aventura periódica”. O game foi desenvolvido por alunos dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, sob supervisão docente e aplicado em escolas da rede pública e privada de ensino no município de Pato Branco (Paraná). Os resultados apontam para a necessidade da interdisciplinaridade entre conceitos das Ciências Humanas, no caso a noção de historicidade, e as ciências exatas (Química e engenharias) na constituição de um processo de ensino-aprendizagem que não constitua apenas uma forma complementar ou meramente lúdica em sala de aula mediada pela tecnologia, mas possibilite com apoio do recurso eletrônico a compreensão e apropriação de dados e conceitos científicos complexos e múltiplos em seus significados.

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Biografia do Autor

Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2016)

Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pato Branco, PR - Brasil

Liliam Cristina Angelo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Química (área de concentração: Inorgânica) pela Universidade Federal do Paraná (2014) 

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pato Branco, PR - Brasil

Lucas Bartiko, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Estudante de Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pato Branco, PR - Brasil

Pedro Henrique Soccio Eller, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Estudante de Bacharelado em Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pato Branco, PR - Brasil

Izabela Teixeira Panosso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Estudante de Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pato Branco, PR - Brasil

Solano Santos de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Discente de Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pato Branco, PR - Brasil

Henrique Xavier Fonseca dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Estudante de Bacharelado em Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pato Branco, PR - Brasil

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

PASSOS, Aruanã Antonio dos; ANGELO, Liliam Cristina; BARTIKO, Lucas; ELLER, Pedro Henrique Soccio; PANOSSO, Izabela Teixeira; LIMA, Solano Santos de; SANTOS, Henrique Xavier Fonseca dos. Historicidade e ensino de ciências: uma experiência didático/pedagógica a partir do game “Aventura Periódica”. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 326–354, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n34p326-354. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/51461. Acesso em: 17 mar. 2025.