Historicidade e ensino de ciências
uma experiência didático/pedagógica a partir do game “Aventura Periódica”
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n34p326-354Palavras-chave:
Ensino de ciências, Historicidade, Didática, Videojogos, "Aventura periódica"Resumo
O trabalho analisa o ensino de ciências e a experiência da historicidade de fatos científicos através do desenvolvimento e aplicação em sala de aula do jogo eletrônico “Aventura periódica”. O game foi desenvolvido por alunos dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, sob supervisão docente e aplicado em escolas da rede pública e privada de ensino no município de Pato Branco (Paraná). Os resultados apontam para a necessidade da interdisciplinaridade entre conceitos das Ciências Humanas, no caso a noção de historicidade, e as ciências exatas (Química e engenharias) na constituição de um processo de ensino-aprendizagem que não constitua apenas uma forma complementar ou meramente lúdica em sala de aula mediada pela tecnologia, mas possibilite com apoio do recurso eletrônico a compreensão e apropriação de dados e conceitos científicos complexos e múltiplos em seus significados.
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