O jogo duro do Dois de Julho e as narrativas sobre a participação da Bahia na Independência do Brasil em livros didáticos regionais para os Anos Iniciais.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2022v15nEspecialp81-117

Palavras-chave:

Independência na Bahia, livros didáticos, Anos Iniciais, História, Ensino de História

Resumo

Este estudo avalia a forma como a guerra de independência na Bahia é apresentada em seis livros didáticos regionais de História, aprovados pelo PNLD, entre 2004 e 2016. Buscamos reconhecer na narrativa histórica escolar elementos que reforçam e/ou fazem circular uma “memória das elites”, que supervaloriza o heroísmo baiano, a guerra e os militares, minimizando a participação popular e os diferentes interesses e projetos políticos entre os grupos sociais envolvidos. Avaliamos que a forma como a guerra de independência na Bahia é apresentada, de um lado, indica a permanência de uma leitura romântica da guerra e do “povo baiano”, preservada na memória coletiva sobre a “independência da Bahia”, cujas bases remontam ao século XIX; e de outro, reforça o estereótipo (da heroína romântica) e reduz a história das mulheres à mera curiosidade e/ou anedota. Além disso, a abordagem dos conteúdos revelou-se problemática, porque estabelece pouca – ou nenhuma – conexão entre a história local e as experiências históricas ocorridas em outras escalas, de modo que os leitores teriam dificuldades de compreender e estabelecer relações entre o global, o nacional e o local, por exemplo.

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Biografia do Autor

Ana Heloisa Molina, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Carollina Carvalho Ramos de Lima, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professora da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

07-12-2022

Como Citar

MOLINA, Ana Heloisa; LIMA, Carollina Carvalho Ramos de. O jogo duro do Dois de Julho e as narrativas sobre a participação da Bahia na Independência do Brasil em livros didáticos regionais para os Anos Iniciais. Antíteses, [S. l.], v. 15, n. Especial, p. 81–117, 2022. DOI: 10.5433/1984-3356.2022v15nEspecialp81-117. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/45091. Acesso em: 25 dez. 2024.