Trabalhadores professores em fotografias 3x4
Perfis dos solicitantes de carteira profissional em Porto Alegre, 1933-1944
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2022v15n29p034-064Palavras-chave:
História da Educação, Profissão Professor, Instituições escolares, Fotografia, Porto Alegre.Resumo
O artigo apresenta um delineamento representativo de uma parcela dos professores/as de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que entre as décadas de 1930 e 1940 solicitaram carteira profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho, em contexto de expansão do ensino, de mudanças na profissionalização professoral e nas políticas vinculadas ao trabalho no Brasil. Com fontes inéditas, fichas de qualificação profissional e fotografias 3x4, investigamos quem eram esses trabalhadores docentes que atuavam em instituições escolares da capital sul-rio-grandense, com atenção às especificidades pessoais (nome próprio, instrução, estado civil, cor, sexo, nascimento) e fisionômicas. A análise buscou compreender como as experiências dos registros fotográficos permitem apreender singularidades individuais conformadoras de imagens do “ser professor”.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
AZEVEDO, Fernando. A Reconstrução Educacional do Brasil: ao povo e ao governo. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Rio de Janeiro, 1932.
BASTOS, Maria Helena; TAMBARA, Elomar. Enredos para a Escola Nova no Rio Grande do Sul: eventos e atores em cena. In: MIGUEL, Maria Elisabeth; VIDAL, Diana; ARAÚJO, José Carlos (Orgs.). Reformas Educacionais. As manifestações da escola Nova no Brasil (1920-1946). Campinas; Uberlândia: Autores Associados; EdUFU, 2011, p. 370-392.
CATANI, Denice. Estudos de história da profissão docente. In: LOPES, Eliane; FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 5ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 585-600.
COURTINE, Jean-Jacques; HAROCHE, Claudine. História do rosto: exprimir e calar as emoções. Trad. Marcus Penchel. Petrópolis: Vozes, 2016.
DREHER, Martin. Breve história do ensino privado gaúcho. São Leopoldo: Oikos, 2008.
DUBOIS, Philippe. O Ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Maria Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.
FERREIRA, Antonio Carlos. A Escola Positiva no Brasil: a influência da obra "O Homem Delinquente", de Cesare Lombroso, no pensamento penal e criminológico brasileiro entre 1900 e 1940. Faculdade de Direito. Criciúma: UNESC, 2010.
FREITAS, Marcos Cezar de; BICCAS, Maurilane. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
GOMES, Angela de Castro. A invenção do trabalhismo. 3ª Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
GONDRA, José. A Emergência da Escola. São Paulo: Cortez, 2018.
HORTA, José Silvério. A política educacional do Estado Novo. In: SAVIANI, Dermeval (Org.). Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira. Vitória: Edufes, 2010, p. 283-318.
KONRAD, Glaucia. Trabalhadoras em Educação: as “professorinhas da nacionalização” no Estado Novo no Rio Grande do Sul. In: Encontro Estadual de História, XI, 2012, Rio Grande. Anais... Rio Grande: ANPUH, 23-27, jul. 2012. p. 01-11.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família: leitura da fotografia histórica. São Paulo: EDUSP, 1993.
LIMA, Ederson Santos. Guilherme Glück: a coleção, o fotógrafo e a educação (1920-1950). História da Educação, Porto Alegre, v. 20, p. 163-185, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/59540
LOPES, Aristeu. SCHMIDT, Mônica Renata. Os trabalhadores no Frigorífico Anglo de Pelotas no Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul: história, memória e fotografia. Revista Tempos Históricos, Marechal Cândido Rondon, vol. 22, p. 398-423, 2018.
MAUAD, Ana Maria. Sobre as imagens na História, um balanço de conceitos e perspectivas. Maracanan, Rio de Janeiro, vol. 12, n. 14, p.33-48, 2016. DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2016.20858
MAUAD, Ana Maria. Poses e Flagrantes: ensaios sobre história e fotografias. Niterói: Editora da UFF, 2008.
NÓVOA, António. Le temps des professeurs. Analyse socio-historique de la profession enseignante au Portugal (XVIII- XX siècle). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1987. v. 2.
NÓVOA, Antonio. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 109-139, 1991.
PEREIRA, Leonardo Affonso. No ritmo do Vagalume: culturas negras, associativismo dançante e nacionalidade na produção de Francisco Guimarães (1904-1933). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 35, n. 69, p. 13-33, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-93472015v35n69002
PERES, Eliane. Currículo e práticas escolares da escola primária gaúcha no período da implantação da escola graduada e da institucionalização da modernidade pedagógica (1909-1959). In: GRAZZIOTIN, Luciane; ALMEIDA, Dóris (Orgs.). Colégios elementares e grupos escolares no Rio Grande do Sul: memórias e cultura escolar, séculos XIX e XX. São Leopoldo: Oikos, 2016, p. 30-64.
PESAVENTO, Sandra. Visões do cárcere. Porto Alegre: Zouk, 2009.
POSSAMAI, Zita. Cidade fotografada: memória e esquecimento nos álbuns fotográficos – Porto Alegre, décadas de 1920 e 1930. 2005. 447f. Tese (Doutorado em História) – UFRGS, Porto Alegre.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Trad. Constancia Egrejas. São Paulo: Editora do SENAC São Paulo, 2009.
SOARES, Gabriela. Semear horizontes. Belo Horizonte: Editora UFMS, 2007.
SOUZA, Rita de Cássia. Atividades e instituições escolares. Trabalho para o corpo, educação para a mente. In: VAGO, Tarcísio; OLIVEIRA, Bernardo (Orgs.). Histórias de práticas educativas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008, p. 378-399.
VEIGA, Cynthia. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.
VIDAL, Diana. A fotografia como fonte para a historiografia educacional sobre o século XIX: uma primeira aproximação. In: FARIA FILHO, Luciano M. de (Org.). Educação, Modernidade e Civilização: fontes e perspectivas de análises para a história da educação oitocentista. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 73-88.
XAVIER, Libânia. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 59, p. 827-849, out.-dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antíteses
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/