Trabalhadores professores em fotografias 3x4

Perfis dos solicitantes de carteira profissional em Porto Alegre, 1933-1944

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2022v15n29p034-064

Palavras-chave:

História da Educação, Profissão Professor, Instituições escolares, Fotografia, Porto Alegre.

Resumo

O artigo apresenta um delineamento representativo de uma parcela dos professores/as de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que entre as décadas de 1930 e 1940 solicitaram carteira profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho, em contexto de expansão do ensino, de mudanças na profissionalização professoral e nas políticas vinculadas ao trabalho no Brasil. Com fontes inéditas, fichas de qualificação profissional e fotografias 3x4, investigamos quem eram esses trabalhadores docentes que atuavam em instituições escolares da capital sul-rio-grandense, com atenção às especificidades pessoais (nome próprio, instrução, estado civil, cor, sexo, nascimento) e fisionômicas. A análise buscou compreender como as experiências dos registros fotográficos permitem apreender singularidades individuais conformadoras de imagens do “ser professor”.

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Biografia do Autor

Aristeu Elisandro Machado Lopes, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado II do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. 

Fernando Ripe, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Mauro Dillmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

25-09-2022

Como Citar

LOPES, A. E. M.; RIPE, F.; DILLMANN, M. Trabalhadores professores em fotografias 3x4: Perfis dos solicitantes de carteira profissional em Porto Alegre, 1933-1944. Antíteses, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 034–064, 2022. DOI: 10.5433/1984-3356.2022v15n29p034-064. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/44388. Acesso em: 19 abr. 2024.