“É por isso que mulher não deveria fazer engenharia”

Um estudo de caso sobre formação e deslocamentos profissionais de engenheiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2022v15n29p366-390

Palavras-chave:

História da Educação, Engenheiras, Representação, Deslocamentos profissionais.

Resumo

O artigo se volta a um estudo de caso sobre a trajetória de três engenheiras, em sua formação inicial, a atuação profissional como engenheiras e o deslocamento profissional para a docência no ensino superior, buscando questões que circundam a escolha da profissão, a atuação profissional das mulheres engenheiras e, indícios para refletir sobre o reduzido número de mulheres que buscam a formação e permanência no mercado de trabalho como engenheiras. A metodologia utilizada foi a análise textual discursiva a partir das categorias a priori e emergentes, resultando em cinco categorias envolvendo a escolha da profissão, o ambiente de trabalho, o ambiente de estudos, questões culturais/geracionais e os deslocamentos. Como reflexão observou-se que o percentual de mulheres que optam pela área das ciências exatas, na região da Serra Gaúcha, é maior que o percentual nacional. Assim como muitas das vivências narradas vêm ao encontro da cultura da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Cantarelli Morales, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação. Docente na Universidade de Caxias do Sul

Eliana Rela, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É docente e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul no Mestrado Profissional em História e Programa de Pós-Graduação em Educação.

Gabriel Varreira Gasperin, Universidade de Passo Fundo

Mestrando em História pelo PPGH da Universidade de Passo Fundo

Referências

ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Gualyba de, PINHO, Luis Ventura de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Revista Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v.20, n.2, p.173-184, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pc/v20n2/a13v20n2.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-56652008000200013

BAUER, Martin W. GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi, Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

BRUSCHINI, Maria Cristina Aranha. Mulher e trabalho: engenheiras, enfermeiras e professoras. Cadernos de pesquisa, São Paulo, SP, n.27, 2013. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/cp/article/view/1726/1710. Acesso em: 10 mar. 2021.

ENTREVISTADA “A”. Entrevista oral sobre os processos formativos. Caxias do Sul 21 dez 2020. Entrevista concedida a (avaliação às cegas).

ENTREVISTADA “B”. Entrevista oral sobre os processos formativos. Caxias do Sul 21 dez 2020. Entrevista concedida a (avaliação às cegas).

ENTREVISTADA “C”. Entrevista oral sobre os processos formativos. Caxias do Sul 22 dez 2020. Entrevista concedida a (avaliação às cegas).

G1 - RS - Polo metalmecânico de Caxias do Sul já teve 25% dos funcionários demitidos desde o início da crise. Globo, Caxias do Sul, 30 set. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/polo-metalmecanico-de-caxias-do-sul-ja-teve-25-dos-funcionarios-demitidos.ghtml. Acesso em: 11 mar. 2021.

GEBARA, Ivone. Rompendo o silêncio: uma fenomenologia feminista do mal. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth, Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

GUEDES, Moema de Castro. A presença feminina nos cursos universitários e nas pós-graduações: desconstruindo a ideia da universidade como espaço masculino. Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v.15, sppl.0, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702008000500006. Acesso em: 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702008000500006

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resumos-tecnicos1.

MACHADO, Maria Abel. Mulheres sem rosto: operárias de Caxias do Sul / 1900-1950. Caxias do Sul, Maneco - Livraria & Editora, 1998.

MATOS, Maria Izilda, BORELLI, Andrea. Espaço feminino no mercado produtivo. In: Nova história das mulheres. Carla Bassanezi Pinsky e Joana Maria Pedro (Org.). São Paulo: Contexto, 2012

MORAES, Roque, GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2ª ed. rev. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

MOTTA, Alda Brito da. Gênero, idades e gerações. Cadernos CRH. Salvador. Vol. 17, nº 42, 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9771/ccrh.v17i42.18727 . Acesso em 22 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.9771/ccrh.v17i42.18727

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da História. Tradução de Viviane Ribeiro. Bauru, SP: EDUSC, 2005.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Tradução de Angela M. S. Côrrea. São Paulo: Contexto, 2007.

PINTO, Érica Jaqueline Soares, CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de, RABAY, Glória. As relações de gênero nas escolhas de cursos superiores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, v.10, n.22, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6173 . Acesso em 08 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6173

PRONI, Marcelo Weishaupt, PRONI, Thaíssa Tamarindo da Rocha Weishaupt.. Discriminação de gênero em grandes empresas no Brasil. Revista Estudos Feministas, v.26, n.1, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2018v26n141780 . Acesso em 08 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584.2018v26n141780

ROSEMBERG, Fulvia. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: BENTO, Maria Aparecida Silva (Org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, p. 11-46, 2012.

SILVA, Fabiane Ferreira da, RIBEIRO, Paula Regina Costa. Trajetórias de mulheres na ciência: “ser cientista” é “ser mulher”. Revista Ciência & Educação, v.20 n.2, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000200012. Acesso em 04 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000200012

Downloads

Publicado

25-09-2022

Como Citar

MORALES, Andréa Cantarelli; RELA, Eliana; GASPERIN, Gabriel Varreira. “É por isso que mulher não deveria fazer engenharia”: Um estudo de caso sobre formação e deslocamentos profissionais de engenheiras. Antíteses, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 366–390, 2022. DOI: 10.5433/1984-3356.2022v15n29p366-390. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/43669. Acesso em: 21 nov. 2024.