Considerações sobre a Implantação da Pesquisa e Ensino de História Antiga no campus Universitário de Bragança, na Amazônia Oriental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2020v13n26p424

Palavras-chave:

História Antiga, Amazônia Oriental, experiência, ensino.

Resumo

Centrando a observação na região Norte do Brasil, em especial, no campus Universitário de Bragança da Amazônia Oriental, o presente artigo se propõe a apresentar um inventário da inserção institucional da História Antiga, indicando as características e os principais desafios para a estruturação do campo na região, a partir da minha experiência como docente e pesquisadora da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Alexandrina Silva

Mestre e Doutora em História pelo IFCH/DH/UNICAMP, sendo orientada pelos Profs. Drs. André Leonardo Chevitarese e Pedro Paulo Abreu Funari. Pesquisadora Colaboradora do IFCH/DH/UNICAMP. Pós-doutoranda pelo IFCH/DH/UNICAMP sob a supervisão do Professor Pedro Paulo Funari. Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em História, UFES, sendo supervisionada pelo Prof. Dr. Gilvan Ventura da Silva. Docente do campus Universitário de Bragança, UFPA. Professora Colaboradora do da Pós-Graduação em História Ibérica, Mestrado Profissional, UNIFAL/MG. Professora Associada ao Laboratório de Estudos sobre o Império Romano – LEIR/UFES. E-mail para contato: rdasilva@unicamp.bralexandrinasilva@hotmail.com

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BURKE, Peter. Variedades de História Cultural. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

CARVALHO, Margarida Maria de; FUNARI, Pedro Paulo A. Os Avanços da História Antiga no Brasil: Algumas Ponderações. Revista de História, Franca/SP, v. 26, n.01, p. 14-19, 2007.

CHEVITARESE, A. L.; CORNELLI, G.; SILVA, M. A. O. (Org.). Tradição Clássica e o Brasil. Brasília: Archai-UnB/Fortium, 2008.

FERREIRA, A. R. Entre as práticas das teorias e vice-versa: A prática de ensino como componente curricular nas licenciaturas em história no Brasil após 2002. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2015.

FRANCISCO, G. S.; MORALES, F. A. Desvelando o Atenocentrismo. Revista de Cultura e Extensão, São Paulo, v. 14, p. 67-79, 2016. Suplemento

FUNARI, Pedro Paulo A. A Renovação no Ensino de História Antiga. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2003, p.95-108.

FUNARI, Pedro Paulo. A Importância de uma abordagem crítica da História Antiga nos livros escolares. Revista História Hoje, São Paulo, v. 2, n. 4, p.01-06, 2004.

FUNARI, P. P. A., SILVA, G. J. da. Os Avanços da História Antiga no Brasil. In: FUNARI, P. P. A., SILVA, G. J. da (Org.). História Antiga: Contribuições Brasileiras. São Paulo: AnnaBlume, 2008, p. 07-09.

GUARINELLO, N. História Antiga. São Paulo: Editora Contexto, 2013.

LIMA, D. X. M. História Medieval na Amazônia: Trajetória, Desafios e Perspectivas. Signum Revista da Abrem, Rio de Janeiro, vol. 18, n.1, p. 159-177, 2017.

MOURÃO, F. A. A. Eurípedes Simões de Paula e os estudos africanos na Universidade de São Paulo. In: MELLO, A. C. de (Org.). In Memoriam de Eurípedes Simões de Paula: Artigos, Depoimentos de Colegas, Alunos, funcionários e Ex-companheiros da FEB; vida e obra. São Paulo: Gráfica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1983, p. 453-456.

PINKUSS, F. Os Estudos Orientais na Universidade de São Paulo: Visão de um Homem predestinado. In: MELLO, A. C. de (Org.). In memoriam de Eurípedes Simões de Paula: artigos, depoimentos de colegas, alunos, funcionários e ex-companheiros da FEB; vida e obra. São Paulo: Gráfica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1983, p. 489-494.

RODRIGUES, Renata Cardoso Belleboni. Reflexões no Ensino da História Antiga. Revista Nupem, Campo Mourão/PR, v. 4, n. 7, p.25 - 36, 2012.
SILVA, G. J. da. História Antiga e Usos do Passado: Um Estudo de Apropriações da Antiguidade sob o Regime de Vichy. São Paulo: Annablume, 2007.

SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História Hoje: Errâncias, Conquistas e Perdas. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 31, nº 60, p. 13-33, 2010.

SILVA, Semíramis Corsi. Aspectos do Ensino de História Antiga no Brasil: Algumas reflexões. Alétheia Revista de estudos sobre Antigüidade e Medievo. Natal, v.01, p. 145-154, 2010.

SILVA, V. D. da. Uma obra que Suscitou Necessidades Acadêmicas. In: MELLO, A. C. de (Org.). In Memorian de Eurípedes Simões de Paula: Artigos, Depoimentos de colegas, Alunos, Funcionários e Ex-companheiros da FEB; Vida e Obra. São Paulo: Gráfica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1983, p. 556-570.

Downloads

Publicado

09-12-2020

Como Citar

ALEXANDRINA SILVA, Roberta. Considerações sobre a Implantação da Pesquisa e Ensino de História Antiga no campus Universitário de Bragança, na Amazônia Oriental. Antíteses, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 424–445, 2020. DOI: 10.5433/1984-3356.2020v13n26p424. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/40337. Acesso em: 22 dez. 2024.