O retábulo no seu lugar: uma reflexão sobre a constituição de uma novidade franciscana no século XIII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2019v12n24p175

Palavras-chave:

Retábulo, Imagem medieval, Francisco de Assis.

Resumo

Os retábulos se tornaram peças fundamentais na composição dos espaços internos das igrejas. Suas mais antigas manifestações nos remetem a recursos encontrados para a divulgação da devoção a Francisco de Assis (1182-1226), desde os primeiros anos após sua canonização. Apesar da riqueza da literatura sobre as imagens franciscanas nos últimos decênios, as análises centradas sobre a iconografia trazem uma limitação na compreensão da importância dos retábulos na construção de uma visualidade específica no século XIII. A partir da ideia de que a potência da imagem nos retábulos se apresenta na articulação entre o objeto e o lugar a que se destina – o altar, a consideração da liturgia faz-se presente. O retábulo de Pisa, diante de seu formato e conteúdo (que o identifica a uma série) e da sua especificidade (as cenas são dedicadas ao tema dos milagres junto ao túmulo de Francisco e ao altar) nos possibilita desenvolver essa reflexão.

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Biografia do Autor

Angelita Marques Visalli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História Social (USP), docente no Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordenadora do LEDI – Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (UEL).

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Publicado

23-12-2019

Como Citar

VISALLI, Angelita Marques. O retábulo no seu lugar: uma reflexão sobre a constituição de uma novidade franciscana no século XIII. Antíteses, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 175–203, 2019. DOI: 10.5433/1984-3356.2019v12n24p175. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/38180. Acesso em: 21 nov. 2024.