A ´moderna Botucatu´: a imagem de cidade moderna no interior paulista (1928-1934)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n21p312

Palavras-chave:

Botucatu, Infraestrutura urbana, Modernidade, Ferrovia, Automóvel

Resumo

O artigo tem como objetivo abordar a imagem da cidade moderna no interior paulista a partir do estudo de caso da cidade de Botucatu entre os anos de 1928 a 1934. Para tal, utilizamos os jornais local (Correio de Botucatu, Jornal de Notícias e Folha de Botucatu) e a percepção dos mesmos sobre os aspectos e elementos que categorizam uma imagem de cidade moderna. Dentre estes elementos, destacamos a ênfase no uso da energia elétrica para fins comerciais e cotidianos, as indústrias da cidade e a ferrovia. Em relação ao transporte e à modernidade, temos como hipótese de que a estrada de ferro não é o único elemento modernizador: a presença do automóvel e da estrada de rodagem ganha espaço nos jornais como meio de dinamizar o comércio e a indústria local, condições para a modernização do espaço urbano de Botucatu, segundo os jornais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Romero de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Luis Gustavo Martins Botaro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorando em História na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Referências

ANDRADE, Alenuska K. G. A eletricidade chega à cidade: inovação técnica e a vida urbana em Natal (1911-1940). 2009. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

ARRUDA, Gilmar. Cidades e sertões: entre a história e a memória. 1997. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP, Assis, 1997.

BARBUY, Heloísa. A cidade-exposição: comércio e cosmopolitismo em São Paulo, 1860-1914. São Paulo: Edusp, 2006.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Tradução de Carlos Felipe Moisés e Ana Maria Ioratti. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BOTARO, Luís G. Botucatu: modernidade e infraestrutura urbana no interior paulista (1928-1934). 2015. 196 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2015.

CASTRO, Maria Inês Malta. O preço do progresso: a construção da estrada de ferro Noroteste do Brasil (1905-1914). 1993. Dissertação (Mestrado em História) - Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP, Campinas, 1993.

COSTA, Emilia V. Da Monarquia a República: momentos decisivos. São Paulo: Ciências Humanas LTDA, 1979.

DONATO, Hernani. Achegas para a história de Botucatu. Botucatu: Copy Gráfica, 2008.

FERRARI, Mivaldo M. A expansão do sistema rodoviário e o declínio das ferrovias no Estado de São Paulo. 1981. 222 f. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1981.

GALVÃO, O. J. A. Desenvolvimento dos transportes e integração regional no Brasil: uma perspectiva histórica. Planejamento e Políticas Públicas, n.13, p. 183-214, jun. 1996.

GARCIA, Liliana B. R. O urbano paulista e botucatuese: algumas considerações. Perspectivas, São Paulo, v. 16, p. 145-164, 1993.

GHIRARDELLO, Nilson. A formação dos patrimônios religiosos no processo de expansão urbana paulista. São Paulo: UNESP, 2010.

GHIRARDELLO, Nilson. Cidades e ferrovia. In: CAMPOS, Cristina; OLIVEIRA, Eduardo Romero; GITAHY, Maria Lucia Caira. Território e cidades: projetos e representações, 1870-1970. São Paulo: Alameda, 2011. p. 71-91.

GIDDENS, Antony. As consequências da modernidade. Tradução Raul Fiker. São Paulo: UNESP, 1991.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Unicamp, 2003.
LORENZO, Helena C. Eletrificação e crescimento industrial no Estado de São Paulo: 1880-1940. Perspectivas, São Paulo, v. 18, p. 123-143, 1995.

LORENZO, Helena C. Eletrificação, urbanização e crescimento industrial no Estado de São Paulo, 188-1940. 1993. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1993.

MAGALHÃES, Gildo. Força e luz: eletricidade e modernização na República Velha. São Paulo: Unesp, 2000.

NATAL, Jorgel Luiz A. Transporte, ocupação do espaço e desenvolvimento capitalista no Brasil: história e perspectiva. 1991. 356 f. Tese (Doutorado em Economia) – Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1991.

NUNES, Ivanil. Integração ferroviária Sul-americana: por que não anda esse trem? 2008. 290 f. Tese (Doutorado em Integração da América Latina) - PPG Integração da América Latina, USP, São Paulo, 2008.

OLIVEIRA, Eduardo Romero; SILVA, Fernanda H. Aparecida. Povoamento, ocupação de terras e tecnologia de transporte às margens do rio Paraná (1907-1962). In: CAMPOS, Cristina; OLIVEIRA, Eduardo Romero; GITAHY, Maria Lucia. Território e cidades: projetos e representações, 1870-1970. São Paulo: Alameda, 2011. p. 113-134.

OLIVEIRA, Eduardo Romero. Centenário da ferrovia brasileira (1954): ensaio sobre a elaboração da memória ferroviária no Brasil. Espaço & Geografia, Brasília, v. 16, n. 2, p. 675-717, 2013.

OLIVEIRA, Eduardo; BOTARO, Luís. Transformações urbanas e a nova estação da Sorocabana em Botucatu. In: ALVES, Silvana; BITTENCOURT, Luis (Org.). Arquitetura, urbanismo e paisagismo: contexto contemporâneo e desafios em áreas centrais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 119-146.

ORTIZ, Renato. Cultura e modernidade: a França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1998.

PEREIRA, Robson. Washington Luís e a modernização de Batatais. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2005.
PINTO, Sebastião Almeida. No velho Botucatu. 2. ed. São Paulo: Paulicécia, 1994.

SÁVIO, Marco. A modernidade sobre rodas: tecnologia automotiva, cultura e sociedade. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2002.

SEVCENKO, Nicolau. O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso. In: SEVECENKO, Nicolau; NOVAIS, Fernando (Org.). História da vida privada no Brasil. Da Belle époque à era do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 3, p. 7-48.

SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frenéticos anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

VELLOSO, Monica. O modernismo e a questão nacional. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia (Org.). O Brasil republicano. Rio de Janeiro, 2007. v. 4, p. 353-386.

Downloads

Publicado

24-07-2018

Como Citar

OLIVEIRA, Eduardo Romero de; BOTARO, Luis Gustavo Martins. A ´moderna Botucatu´: a imagem de cidade moderna no interior paulista (1928-1934). Antíteses, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 312–344, 2018. DOI: 10.5433/1984-3356.2018v11n21p312. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/29144. Acesso em: 21 nov. 2024.