"E no final ninguém é vencedor": a mobilização de conhecimento histórico na resolução de situações de conflito. Ideias de jovens portugueses sobre paz e guerra
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n4p969Palavras-chave:
educação histórica, guerra, paz, mudança, causalidade, jovens portugueses.Resumo
O presente estudo foi desenvolvido no sentido de procurar conhecer as ideias dos jovens portugueses a respeito dos conceitos de paz e de guerra. Apresentam-se as conclusões de um estudo empírico de natureza descritiva, de carácter essencialmente qualitativo, cuja amostra consistiu em 38 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, que se encontravam a frequentar o último ano da escolaridade básica (9.º ano). Através da aplicação de um conjunto de questões abertas pretendeu-se compreender se estes mobilizam conhecimento histórico para encontrar explicações para situações de conflito ou para analisar consequências de uma situação de guerra.
A análise de dados forneceu-nos indicadores que sugerem que estes jovens mobilizam conceitos metahistóricos como causalidade e mudança, quando pensam a ideia de guerra. Outra ideia que emergiu com frequência foi a da necessidade de justificação para o conflito.
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