"E no final ninguém é vencedor": a mobilização de conhecimento histórico na resolução de situações de conflito. Ideias de jovens portugueses sobre paz e guerra

Autores

  • Claudia Marques Amaral Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n4p969

Palavras-chave:

educação histórica, guerra, paz, mudança, causalidade, jovens portugueses.

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido no sentido de procurar conhecer as ideias dos jovens portugueses a respeito dos conceitos de paz e de guerra. Apresentam-se as conclusões de um estudo empírico de natureza descritiva, de carácter essencialmente qualitativo, cuja amostra consistiu em 38 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, que se encontravam a frequentar o último ano da escolaridade básica (9.º ano). Através da aplicação de um conjunto de questões abertas pretendeu-se compreender se estes mobilizam conhecimento histórico para encontrar explicações para situações de conflito ou para analisar consequências de uma situação de guerra.

A análise de dados forneceu-nos indicadores que sugerem que estes jovens mobilizam conceitos metahistóricos como causalidade e mudança, quando pensam a ideia de guerra. Outra ideia que emergiu com frequência foi a da necessidade de justificação para o conflito.

 

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Publicado

08-11-2009

Como Citar

AMARAL, C. M. "E no final ninguém é vencedor": a mobilização de conhecimento histórico na resolução de situações de conflito. Ideias de jovens portugueses sobre paz e guerra. Antíteses, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 969–989, 2009. DOI: 10.5433/1984-3356.2009v2n4p969. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/2685. Acesso em: 18 abr. 2024.