"Clara Crocodilo” e “Nego Dito”: dois perigosos marginais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2015v8n15p10

Palavras-chave:

Canção popular brasileira, Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Sociedade brasileira contemporânea

Resumo

O artigo sistematiza informações sobre a trajetória artística de Arrigo Barnabé e a de Itamar Assumpção; e discute as formas de duas composições: “Clara Crocodilo” (Arrigo Barnabé/ Mario Lucio Cortes), gravada em 1980 no LP Clara Crocodilo; e “Nego Dito” (Itamar Assumpção), gravada em 1981 no LP Beleléu, Leléu, Eu. Em perspectiva interdisciplinar, a noção de forma se refere tanto à análise dos elementos que estruturam determinada obra quanto à interpretação do sentido de tal estrutura à luz do processo histórico brasileiro. Assim, os materiais sonoros que constituem cada gravação, bem como os modos como esses materiais se articulam são relacionados ao processo histórico brasileiro na passagem da década de 1970 para a de 1980.

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Biografia do Autor

Walter Garcia da Silveira Junior, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade de São Paulo.

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Publicado

31-07-2015

Como Citar

SILVEIRA JUNIOR, W. G. da. "Clara Crocodilo” e “Nego Dito”: dois perigosos marginais?. Antíteses, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 10–36, 2015. DOI: 10.5433/1984-3356.2015v8n15p10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/22647. Acesso em: 26 abr. 2024.