Outros lugares do “fazer e ensinar História”: uma leitura sobre os impressos do MST na transição democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2015v8n15p176

Palavras-chave:

Educação, Ensino de história, Movimento dos trabalhadores rurais sem terra, Impressos, Militância

Resumo

Ao longo das décadas de 1980 e 1990, materiais impressos foram produzidos e difundidos na organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com o objetivo de contribuir na organização da militância. Publicados com o apoio de entidades solidárias ao movimento social, os impressos fizeram parte de um período de intenso debate sobre a importância da educação para o avanço da luta pela reforma agrária no Brasil, o que contribuiu para a elaboração de propostas pedagógicas de História pelo movimento social. Dentre inúmeros assuntos que compuseram os impressos, chama atenção os que tratam do lugar ocupado pelo conhecimento histórico na formação política, o que sugere, a partir do presente texto, uma análise das leituras e representações de passado que delinearam práticas para se “fazer e ensinar” História na organização dos sem-terra.

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Biografia do Autor

Fernando Perli, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Adjunto II da Universidade Federal da Grande Dourados.

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Publicado

31-07-2015

Como Citar

PERLI, F. Outros lugares do “fazer e ensinar História”: uma leitura sobre os impressos do MST na transição democrática. Antíteses, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 176–196, 2015. DOI: 10.5433/1984-3356.2015v8n15p176. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/21083. Acesso em: 19 mar. 2024.