O Ensino de História no século XXI: a perspectiva dos professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE) em relação às Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História (DCEs)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n12p53

Palavras-chave:

Ensino de história, Formação continuada de professores, Currículo e educação histórica

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como os professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE) mobilizaram seus saberes docentes para a leitura e apropriação na prática do cotidiano escolar das Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História do Estado do Paraná (DCEs). Para tanto a principal fonte de pesquisa foram às respostas de um instrumento de investigação que procurou compreender os usos, significados, dificuldades e negação deste texto curricular oficial. A proposta de ensino das DCEs está vinculada as discussões da área de investigação denominada, Educação Histórica, especificamente aos estudos teóricos de Jörn Rüsen sobre consciência histórica. Neste sentido, buscamos desvendar os diferentes significados atribuídos pelos professores e seu impacto no trabalho docente no âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Maria Paula Costa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista. Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

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Publicado

03-12-2013

Como Citar

COSTA, M. P. O Ensino de História no século XXI: a perspectiva dos professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE) em relação às Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História (DCEs). Antíteses, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 53–75, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2013v6n12p53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/17180. Acesso em: 19 mar. 2024.