A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n11p341Palavras-chave:
Nação brasileira, Iconografia, IHGB, Historia culturalResumo
O objetivo desta pesquisa é compreender a gênese da ideia de nação brasileira através da iconografia do século XIX, abordando o estudo da imagem e aprofundando a análise de quatro obras: Engenho da cachoeira. Corte de cana-de-açúcar de Hércule Florence, Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles, O Grito do Ipiranga de Pedro Américo e Evangelho das Selvas de Benedito Calixto. Além das imagens atentou-se para textos produzidos ao longo do mesmo período, produzidos principalmente pela elite cultural ligada ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), os relatos de viagens, enquanto texto-imagem, bem como o surgimento do Instituto e da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), no contexto da busca pela homogeneidade da promissora nação brasileira.Downloads
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