Identidades e Memórias: A greve dos professores do Estado do Paraná de 1988
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n11p337Palavras-chave:
Memória, Identidade, Movimento grevista, 1988, ProfessoresResumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar a memória sobre a greve dos professores da Rede Pública Estadual do Paraná de 1988. Para construir esta análise, primeiramente selecionamos reportagens de periódicos do período que se referiam à greve; foram pesquisados dois jornais diários, a Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Juntamente com a seleção das notícias publicadas nestes veículos analisamos a publicação da entidade representativa dos professores - APP - intitulada Folha do Professor. Partindo das discussões proporcionadas pelos periódicos foi elaborado um roteiro de entrevistas direcionado aos professores da rede pública do Estado que participaram daquele movimento grevista. A partir dos depoimentos colhidos entre os professores construímos uma análise da construção da memória sobre aquele acontecimento histórico, a fim de compreender uma possível formação identitária com relação àquela greve.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Antíteses

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/





