A reconstrução histórica das instituições escolares étnicas no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2015v8n15p423

Palavras-chave:

Instituições escolares, Imigração, Escolas étnicas

Resumo

Este texto apresenta os resultados de pesquisa que buscou compreender a institucionalização das primeiras escolas étnicas no Paraná, a sua forma de organização curricular e como se articulavam ao processo histórico do país no início da Primeira República. As escolas étnicas ensinavam a língua materna e a preservação da sua cultura. Por outro lado, o processo imigratório acelerou o movimento de colonização no Paraná, com ocupação dos espaços vazios propícios ao desenvolvimento da agricultura, o comércio e indústria e a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado. Assim, houve o incentivo ao desenvolvimento das cidades, que estimulou o comércio e fomentou a criação de serviços de infra?estrutura. Neste contexto histórico procura?se compreender a importância da atuação e a influência das escolas étnicas para a organização educacional no Paraná, até a sua extinção com a política de nacionalização que provocou mudanças na organização didática e pedagógica destas instituições. O eixo teórico-metodológico permite reconstruir uma história totalitária, analisando os determinantes econômicos, políticos e sociais. Para compreender a institucionalização das escolas étnicas no Paraná, partiu?se da análise dessa conjuntura, bem como o levantamento e catalogação das fontes primárias e secundárias, selecionadas em instituições públicas, museus e acervos particulares.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

31-07-2015

Como Citar

MARTINIAK, V. L. A reconstrução histórica das instituições escolares étnicas no Paraná. Antíteses, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 423–447, 2015. DOI: 10.5433/1984-3356.2015v8n15p423. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/15482. Acesso em: 23 abr. 2024.