A reconstrução histórica das instituições escolares étnicas no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2015v8n15p423Palavras-chave:
Instituições escolares, Imigração, Escolas étnicasResumo
Este texto apresenta os resultados de pesquisa que buscou compreender a institucionalização das primeiras escolas étnicas no Paraná, a sua forma de organização curricular e como se articulavam ao processo histórico do país no início da Primeira República. As escolas étnicas ensinavam a língua materna e a preservação da sua cultura. Por outro lado, o processo imigratório acelerou o movimento de colonização no Paraná, com ocupação dos espaços vazios propícios ao desenvolvimento da agricultura, o comércio e indústria e a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado. Assim, houve o incentivo ao desenvolvimento das cidades, que estimulou o comércio e fomentou a criação de serviços de infra?estrutura. Neste contexto histórico procura?se compreender a importância da atuação e a influência das escolas étnicas para a organização educacional no Paraná, até a sua extinção com a política de nacionalização que provocou mudanças na organização didática e pedagógica destas instituições. O eixo teórico-metodológico permite reconstruir uma história totalitária, analisando os determinantes econômicos, políticos e sociais. Para compreender a institucionalização das escolas étnicas no Paraná, partiu?se da análise dessa conjuntura, bem como o levantamento e catalogação das fontes primárias e secundárias, selecionadas em instituições públicas, museus e acervos particulares.Downloads
Referências
AZEVEDO, F. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. Brasília: UNB, 1996.
BALHANA, A. P. et al. História do Paraná. Curitiba: Grafipar, 1969.
BALHANA, A. P. et al. Quantitativo dos imigrantes entrados no Paraná. In: DICIONÁRIO históricobiográfico do Estado do Paraná. Curitiba: Chaim, 1991.
COSTA, E. V. Da monarquia à república: momentos decisivos. 8. ed. São Paulo: Unesp, 2007.
DIÉGUES JUNIOR, M. Imigração, urbanização e industrialização. Rio de Janeiro: INEP, 1964.
GOHN, M. G. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Loyola, 1995.
IANNI, O. As metamorfoses do escravo. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1988.
KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
KOWARICK, L. Trabalho e vadiagem: a origem do trabalho livre no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1994.
KREUTZ, L. A educação de imigrantes no Brasil. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.;
VEIGA, C. G. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 325-346.
VEIGA, C. G. O professor paroquial: magistério e imigração alemã. Caxias do Sul: EDUCS, 1991.
LUPORINI, T. J. Escolas de imigrantes na região dos Campos Gerais e centro sul do Paraná. In: LOMBARDI, J. C.; MACHADO, M. C. G.; SCHELBAUER, A. (Org.). Educação em debate: perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 301 -322.
MASCHIO, E. C. F. Educação, mutualismo e nacionalização: aspectos de uma escola étnica italiana no Paraná (1905-1918). Roteiro, Joaçaba, v. 32, n. 2, p. 167-182, jul./dez. 2007.
MATTOS, I. R. O tempo saquarema: a formação do estado imperial. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1990.
MELLO, J. M. C. O capitalismo tardio: contribuição à revisão crítica da formação e do desenvolvimento da economia brasileira. Campinas: UNICAMP, 1998.
NASCIMENTO, M. I. M. A. Primeira escola de professores dos Campos Gerais‐PR. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2008.
OLIVEIRA, M. C. M. O ensino primário na província do Paraná, 1853-1889. 1982. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1982.
PADIS, P. C. Formação de uma economia periférica: o caso do Paraná. 2. ed. Curitiba: IPARDES, 2006.
PARANÁ. Relatório apresentado à assembléia legislativa do Paraná pelo presidente da província, Zacarias Góes e Vasconcellos. Relatório do Presidente da Província do Paraná. Curityba: Typ. Paranaense de Câdido Martins Lopes, 1856.
PARANÁ. Relatório apresentado á assembleia legislativa do Paraná no dia 15 de fevereiro de 1876 pelo presidente da província, Dr. Adolpho Lamenha Lins. Província do Paraná, Typ. da Viúva Lopes, 1876.
PARANÁ. Relatório apresentado a assembléia legislativa provincial do Paraná em 15 de fevereiro de 1875 pelo presidente Araujo Abranches. Curityba: Typ. Da Viúva Lopes, 1875.
PARANÁ. Relatório apresentado ao secretário geral do estado pelo professor Cesar Prieto Martinez, inspetor geral do ensino. Curitiba: Tip. Da Penitenciária do Estado, 1921.
PARANÁ. Relatório do presidente da província apresentado à assembléia legislativa do Paraná, em 16 de fevereiro de 1881, pelo Dr. João José Pedrosa. Curitiba: Ed. Typ. Perseverança de J. Pinheiro, 1881.
PARANÁ. Relatório do presidente da província do Paraná André Augusto de Pádua Fleury na Abertura da 2ª Sessão da 7ª Legislatura em 21 de março de 1865. Curitiba: Typ. Paranaense de Candido Martins Lopes, 1865.
PARANÁ. Relatório do presidente da província do Paraná Francisco Liberato de Mattos na Abertura da Assembléa Legislativa Provincial em 7 de janeiro de 1859. Curitiba: Typ. Paranaense de Candido Martins Lopes, 1859.
PARANÁ. Relatório do presidente da província do Paraná o conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos na abertura da assembléa legislativa provincial em 15 de julho de 1854. Curitiba: Typ. Paranaense de Candido Martins Lopes, 1854.
PARANÁ. Relatório do presidente de província do Paraná, presidente José Francisco Cardoso na Assembléia provincial em 18 de Março de 1861. Curitiba: Typ. Paranaense, 1861.
SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem pela comarca de Curitiba. Curitiba: Fundação Cultural, 1979.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.
TRINDADE, E. M. C.; ANDREAZZA, M. L. Cultura e educação no Paraná. Curitiba: SEED, 2001.
VAINFAS, R. (Org.). Dicionário do Brasil imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
WACHOWICZ, L. A. A relação professor-estado no Paraná tradicional. Curitiba: Cortez, 1984.
WILLEMS, E. A aculturação dos alemães no Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Antíteses
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/