Memórias do olhar: as favelas do Rio de Janeiro na lembrança dos repórteres fotográficos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2008v1n2p151Palavras-chave:
Memória, fotojornalismo, favela, Rio de Janeiro, Correio da Manhã.Resumo
O presente trabalho objetiva realizar uma análise de depoimentos de repórteres fotográficos responsáveis por coberturas de matérias relativas a favelas ao longo das décadas de 60 e 70. O interesse dessa reflexão reside na interpretação das representações acerca das favelas nesse período, tal qual construídas por atores responsáveis pela elaboração de discursos referentes a esses espaços perante a sociedade, no caso em questão, o discurso fotojornalístico. Também serão abordados aspectos referentes ao papel da mídia nesse processo de construção, a partir do repórter fotográfico, e veiculação de discursos, bem como as relações hierárquicas e sua influência na dinâmica do processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mauro Amoroso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/





