Reestruturação produtiva e novas formas de controle no local de trabalho: a experiência da indústria de fumo em Uberlândia-MG

Autores

  • Fabiane Santana Previtalli Universidade Federal de Uberlândia
  • Andréia Farina de Faria Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2008v1n2p95

Palavras-chave:

Trabalho, relações interfirmas, produção do fumo.

Resumo

 

O objetivo do trabalho é discutir a relação entre novas tecnologias e trabalho, problematizando as diferentes dimensões entre organização e controle do trabalho. Nosso foco consiste em analisar, a partir de um estudo de caso realizado no setor de fumo em Uberlândia/MG entre 2005-2007, até que ponto um conjunto de novas qualificações e habilidades demandadas pelas empresas está implicando em maior autonomia do trabalhador no chão de fábrica e revertendo a extrema divisão entre concepção e execução do trabalho, pilar do padrão de acumulação taylorista-fordista. Ou se, ao contrário, potencializam o controle do capital sobre o trabalho. Inicialmente consideramos o trabalho e a formação dos trabalhadores à luz da teoria marxista para, em seguida, problematizamos a questão da ciência e da tecnologia como principal força produtiva. Concluímos com uma discussão sobre a introdução das inovações na indústria de fumo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiane Santana Previtalli, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciências Sociais, Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Andréia Farina de Faria, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

01-12-2008

Como Citar

PREVITALLI, F. S.; FARIA, A. F. de. Reestruturação produtiva e novas formas de controle no local de trabalho: a experiência da indústria de fumo em Uberlândia-MG. Antíteses, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 95–117, 2008. DOI: 10.5433/1984-3356.2008v1n2p95. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/1428. Acesso em: 19 abr. 2024.