Entre Paulas, Martas, Pedros, Anas... para entender as complexas relações sujeitos/saberes no contexto da aprendizagem histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n12p148

Palavras-chave:

Ensino de história, Educação histórica, Formação de professores, Aprendizagem histórica, Cotidiano escolar

Resumo

Compreendemos a sala de aula como um espaço de entrecruzamento dos saberes de professores e alunos e permeado por interferências da sociedade na qual a escola esta inserida. O objetivo deste texto é conhecer a prática pedagógica de duas professoras quanto ao ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para compreender como o trabalho que desenvolvem interfere na construção do conhecimento histórico dos alunos. A pesquisa na tipologia estudo de caso, contou com a participação de docentes de duas escolas municipais localizada na cidade de Londrina. Os dados, coletados por meio de observação em sala de aula e entrevista semi estruturada com as professoras, foram analisados a partir dos pressupostos teóricos anunciados por Isabel Barca, Hilary Cooper e Keity Barton. Concluímos que há semelhanças e diferenças quanto à prática das professoras e comportamento dos alunos nas duas salas de aula. De forma geral, o trabalho com a História baseia-se, quase que exclusivamente, na leitura do livro didático e na cobrança para que os alunos retenham as informações que este apresenta. Há um silenciamento frente aos questionamentos levantados pelos alunos quanto aos conteúdos e são inexistentes abordagens que possibilitem aos alunos compreenderem que o passado pode ter várias interpretações.

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Biografia do Autor

Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo - RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora titular da Universidade de Passo Fundo.

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

03-12-2013

Como Citar

CAIMI, Flávia Eloisa; OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. Entre Paulas, Martas, Pedros, Anas... para entender as complexas relações sujeitos/saberes no contexto da aprendizagem histórica. Antíteses, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 148–167, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2013v6n12p148. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13320. Acesso em: 23 nov. 2024.