“Venha o teu reino”: representações do tempo na Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Brasil (1995-2005).
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n9p501Palavras-chave:
Tempo, Igreja evangélica Assembléia de Deus, PentecostalismoResumo
Este trabalho desenvolve uma análise sobre as representações do tempo na maior igreja evangélica pentecostal do Brasil, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus (fundada em 1911), entre os anos 1995 e 2005. Fundamentados no pensamento teórico de Roger Chartier, Norbert Elias e Mircea Eliade discorremos sobre como essa igreja sofre influências do modelo linear de tempo do cristianismo, assim como realiza releituras do tempo secular inserindo-o no tempo sagrado a partir de sua cosmovisão escatológica. O período escolhido para análise também manifesta o pensamento da igreja sobre um elemento muito presente nas sociedades ocidentais das viradas de século e de milênio, o “milenarismo”. Para tanto, nos utilizamos de fontes muito pertinentes para a compreensão desses elementos, trata-se do principal órgão de doutrinação da instituição, a revista Lições Bíblicas, e de seu jornal oficial, o Mensageiro da Paz, ambos hegemônicos em seus segmentos e, portanto, reveladores do discurso oficial da referida igreja.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/