O direito à cidade como construção contra-hegemônica ao neoliberalismo: reconstruindo espaços e tempos para perspectivas disruptivas
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48808Palavras-chave:
neoliberalismo, relações sociais, espaço, direito à cidadeResumo
Na sociedade capitalista contemporânea, pode ser afirmado que se vivencia um período de crise permanente, que reforçam as contradições e os limites para a (re)produção do capital. O neoliberalismo, materialização da ideia neoliberal posta em prática, se manifesta na realidade como um pacto entre a classe dominante para manter a acumulação de capital e seu poder social no contexto de crise contemporânea. Para além de uma mera ideia de política econômica, o neoliberalismo é aqui compreendido como uma racionalidade, ou seja, uma forma de entender da realidade, que se tornou hegemônica. O objetivo deste artigo é problematizar os impactos desta concepção na sociedade atual, e como o ideário do direito à cidade pode ser apresentado como uma proposta contra hegemônica ao neoliberalismo. A metodologia se faz enquanto uma proposta teórica-reflexiva que propõe o debate de ideias. A justificativa se assenta na necessidade de mudança estrutural da sociedade moderna e os limites apresentados pelo próprio modo de produção capitalista, que ficaram ainda mais evidenciados por grandes crises ocorridos neste século. As problematizações apresentam o direito à cidade como um espaço de esperança em uma outra racionalidade do ser nesta sociedade.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Aspectos do novo radicalismo de direita. São Paulo, Editora Unesp, 2020.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo, 2020.
DE SOUSA SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do vírus. Boitempo Editorial, 2020. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1gm01nn
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, Caderno 1; tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, Caderno 3; de Luiz Sérgio Henriques e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
HARVEY, David. A Produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
HARVEY, David. Cidades Rebeldes: O Direito à Cidade e à Revolução Urbana; tradução Jeferson Camargo. São Paulo: Martins, 2014.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
HARVEY, David. Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
HARVEY, David. O neoliberalismo: História e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
HARVEY, David. Os sentidos do mundo: textos essenciais. Trad: Artur Renzo. – São Paulo: Boitempo, 2020.
MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. São Paulo: Editora Vozes Limitada, 2017.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.
PIKETTY, Thomas. Capital e Ideologia. São Paulo: Editora Intrínseca, 2020.
SAFATLE, Vladimir; DA SILVA JUNIOR, Nelson; DUNKER, Christian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. São Paulo: Autêntica Editora, 2021.
SANTOS, Milton. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2017.
SOUZA FILHO, O. F. A importância do ideário do direito à cidade no pós-pandemia da covid-19: reflexões e considerações acerca de desafios atuais e futuros. In: Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social, 2022, Londrina. Anais do Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social, 2022.
SOUZA FILHO, O. F.; VEIGA, L. A. O direito à cidade no acesso à moradia no Brasil: uma avaliação das políticas públicas federais de habitação no século XX e problematizações acerca da produção espacial. In: VERCEZI, Jaqueline Telma; Cândido, Ramon Guerini; SOUZA FILHO, Osmar Fabiano de; SANTOS, Karoline Oliveira. (Org.). Tendências da Pesquisa em Geografia: geografias urbanas e tecnologias. 1ed.São Paulo: SC Assessoria Editorial, 2023, v. 1, p. 24-50.
WAPSHOTT, Nicholas. KEYNES x HAYEK: A origem e a herança do maior duelo econômico da história. São Paulo: Editora Record, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Osmar Fabiano de Souza Filho, Léia Aparecida Veiga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado