Experimentos da degradação do solo para abordagem nas aulas de geografia da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.35855Palavras-chave:
Pedologia, Geografia Escolar, Demonstração Didática.Resumo
O solo é um recurso natural, base para o desenvolvimento de várias atividades antrópicas, desta forma faz-se necessário seu estudo e conservação, uma vez que o uso inadequado do solo pode acarretar problemas ambientais causando sua degradação e perda de sua qualidade. Este trabalho tem por objetivo discutir a degradação do solo e em específico propor experimentos didáticos para a abordagem do tema nas aulas de Geografia da Educação Básica. Metodologicamente o artigo foi estruturado em: 1) análise e discussão teórica de autores e literaturas especializadas no assunto; 2) seleção de experimentos referentes a degradação do solo para abordagem nas aulas de Geografia da Educação Básica; 3) Testagem dos experimentos selecionados e 4) redação final do trabalho. Como resultados, observou-se que a degradação do solo refere-se a perda de uma ou mais de suas qualidades que garantem sua capacidade produtiva, por meio de diferentes fatores tais como: a lixiviação e acidificação, excesso de sais ou salinização, desertificação, poluição, degradação física, erosão hídrica e eólica. Para abordagem da degradação do solo nas aulas de Geografia da Educação Básica é possível utilizar os seguintes experimentos: 1) Experimento de compactação do solo; 2) Experimento de erosão do solo e 3) Experimento de Salinidade do solo.Downloads
Referências
BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. 5. ed. São Paulo: Ícone, 2005.
CAJUEIRO, R. L. P. Manual Para a Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: Guia Prático do estudante. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
CORDEIRO, J. K. F.; LIMA, C. E. de; SOUZA, M. R. de. Experimentoteca de Solos: compactação do solo. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. Disponível em: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos19.pdf. Acesso em Agosto de 2018.
FACCAMP. Erosão hídrica e eólica, 2012. Disponível em: http://www.faccamp.br/acontece/pdf_acontece/197.pdf. Acesso em Agosto de 2018.
FAO. Organização das Nações Unidas para Agricultura e alimentação. Disponível em: http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/en/c/1113995/. Acesso em: 06 de Setembro de 2018.
KER, J. C.; CURI, N.; SCHAEFER, C. E. G. R.; VIDAL-TORRADO, P. Pedologia: Fundamentos. Viçosa – MG: SBCS, 2012.
LEPSCH, I. F. Formação e Conservação do solo. São Paulo: Oficina de Textos. 2010.
LEPSCH, I. F. 19 Lições de Pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.
RESENDE, M.; CURI, N. REZENDE, S. B.; CORREA, G. F. Pedologia: Base para Distinção de Ambientes. Lavras: Editora UFLA, 2007.
LIMA-e-Silva, S. P. P. et. al. Dicionário brasileiro de ciências ambientais. 2. Ed. Rio de Janeiro: Thep Ed., 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado