DESCARTE RECORRENTE E IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS ÀS MARGENS DO RIBEIRÃO CAMBÉ - LONDRINA/PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2018.v4.35553Palavras-chave:
Educação Ambiental, Recursos Naturais, Sensibilização.Resumo
O presente trabalho busca apresentar as condições do local da área de estudo, fazer um levantamento com a população que reside ao entorno para coletar informações da realidade local de forma que seja possível a construção de um material explicativo, didático e sensibilizador no intuito de promover a educação ambiental para a população local, para as indústrias, comércio e escolas do bairro, pois os mesmos que poluem e degradam o ambiente também são capazes de conservar. A metodologia consistiu em uma abordagem descritiva e qualitativa, associada à pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, coleta de dados por meios de fotos e relatos de moradores, aplicação de questionário e confecção de material explicativo e didático (folder).Com as informações dos questionários foi possível perceber o quanto é válido a preparação desse material explicativo e de orientação para os cuidados com o meio ambiente, com o bairro e o Ribeirão Cambé de forma específica. É importante ressaltar que um ambiente equilibrado é direito e dever de todos que vivem e viverão nele, por esse motivo também, é pertinente lembrar a importância que tem a educação ambiental como ferramenta de transformação e sensibilização do indivíduo, para que esse compreenda a sua responsabilidade com meio ambiente.Downloads
Referências
EMBRAPA. Restauração de matas ciliares: um tributo à vida. RS: Folder, out. 2008.
GANEM, R. S. Área de preservação permanente em áreas urbanas. Brasília, 2007.
GUANABARA, R.; GAMA, T.; EIGENHEER, E. M. Os resíduos sólidos como tema gerador: da pedagogia dos três R’s ao risco ambiental. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental.V.21, jul a dez de 2008.
YOSHITAKE, M. Teoria do Controle Gerencial. São Paulo: Ibradem, 2004
MELO, F. R. Q., KORF.E. P. Percepção e sensibilização ambiental de universitários sobre os impactos ambientais da disposição de resíduos sólidos urbanos em Passo Fundo-RS. Revista Brasileira de Educação Ambiental. V. 5, 2010.
RAMOS, J. S. Gestão integrada de resíduos sólidos em instituições de ensino: estudo de caso para aplicação nas Faculdades Kennedy. Revistas resíduos em referência – Gestão de Resíduos e Sustentabilidade. dez 2010.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 8 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
REIS, A.; ROGALSKI, J. M. (Org.) Novos aspectos na restauração de áreas degradadas. Florianópolis: Pet Biologia/UFSC, 2006. 80 p.
SANCHEZ, Luis Henrique. Conceitos e definições. In: SANCHEZ, Luis Henrique. Avaliação de impacto ambiental: Conceitos e métodos. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado