POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS DESAFIANDO RELAÇÕES DESIGUAIS DE PODER: ACESSO/PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Autores

  • Jéssica Justino Brandão Universidade Estadual de Londrina
  • Margarida de Cássia Campos Universidade Estadual de Londrina
  • Ângela Maria de Souza Lima Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2018.v4.35547

Palavras-chave:

Inclusão, Estudantes cotistas, Acesso ao Ensino Superior.

Resumo

O artigo objetiva discutir as Políticas de Ações Afirmativas no Brasil, sua implementação na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e os desafios para a garantia de acesso e permanência dos grupos excluídos historicamente das políticas públicas educacionais, como negros e indígenas. O mesmo é parte de resultados da pesquisa de pós-graduação em Geografia intitulada “Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior: o desempenho no espaço geográfico, em especial no mercado de trabalho dos estudantes de cotas raciais formados na Universidade Estadual de Londrina de 2010 a 2018” e das reflexões efetuadas no PROPE (Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para Formação de Estudantes da UEL). Como procedimentos metodológicos, pesquisou-se vários documentos que normatizam as Políticas de Ações Afirmativas no Brasil e na UEL, apoiou-se nos referenciais bibliográficos sobre a temática, na sistematização dos dados e posterior produção de texto sobre resultados da pesquisa. Conclui-se que mesmo com a expansão das Ações Afirmativas, o que coloca o Brasil na vanguarda desse tipo de iniciativa inclusiva no mundo e destaca a UEL entre as universidades estaduais do Paraná, para a democratização das relações de poder no âmbito dessa política pública ainda há de se ampliar as ações de permanência estudantil.

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Biografia do Autor

Jéssica Justino Brandão, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda do quarto ano do curso de licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina

Margarida de Cássia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Geografia e professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina

Ângela Maria de Souza Lima, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências Sociais e professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina

Referências

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Publicado

08-12-2018

Como Citar

Justino Brandão, J., Campos, M. de C., & Souza Lima, Ângela M. de. (2018). POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS DESAFIANDO RELAÇÕES DESIGUAIS DE PODER: ACESSO/PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Geographia Opportuno Tempore, 4(2), 24–44. https://doi.org/10.5433/got.2018.v4.35547

Edição

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