As Interações Espaciais das Micro e Pequenas Empresas Industriais em Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.31637Resumo
Este trabalho tem como escopo apresentar um debate teórico que trata das interações espaciais viabilizadas pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) Industriais de Londrina, das quais devem ser analisadas à luz do conceito de Redes Geográficas. O objetivo geral deste trabalho é demonstrar as possíveis interações espaciais estabelecidas pelas micro e pequenas indústrias londrinenses. Para os objetivos específicos, os fitos do presente trabalho se estabelecem da seguinte maneira: Analisar brevemente os conceitos de rede geográfica e de interações espaciais; compreender quais são as características e os fatores que condicionam as interações espaciais, e por fim, desvendar quais são as interações espaciais forjadas pelas MPEs industriais londrinenses. Como procedimento metodológico, utiliza-se de uma classificação já existente para as MPE’s, bem como adota-se como fonte primária o resultado das cinquenta e duas (52) entrevistas aplicadas pelo autor junto aos empresários das MPE’s industriais em 2014. Por conseguinte, os resultados obtidos reforçam que as interações espaciais das MPEs industriais londrinenses ocorrem, principalmente na esfera produtiva, por meio de uma estreita relação com a capital paulista, não sendo notada com a mesma intensidade a presença da capital paranaense. Não obstante, conclui-se que esses dados podem ser explicados por fatores históricos, políticos, sociais e sumariamente econômicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Thiago Bueno Saab
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado