A INFLUÊNCIA DO CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DA UTFPR NA (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE CORNÉLIO PROCÓPIO (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.24386Palavras-chave:
(Re)produção Urbana, UTFPR, Cornélio Procópio.Resumo
A presente análise refere-se às relações de crescimento urbano em Cornélio Procópio – PR, a partir da implantação do câmpus universitário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. O surgimento da cidade se deu ao longo da ferrovia São Paulo-Paraná, em função do escoamento da produção cafeeira para o porto de Santos. Inicialmente considerada como cidade de transporte, atualmente, o município se expande alicerçado em outros setores da economia. Diante disso, esse trabalho objetiva compreender como a Universidade Tecnológica influencia o processo de (re)produção do espaço urbano local. Como metodologia utilizou-se: levantamento bibliográfico teórico conceitual e histórico regional, observações empíricas e registros fotográficos. Os resultados sinalizaram, que a instalação dessa instituição de ensino superior propiciou transformações na rede urbana e na dinâmica de desenvolvimento urbano do município.
Downloads
Referências
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O uso do solo urbano. In: A cidade. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2001.
CORRÊA, Roberto Lobato. A segregação residencial: classes sociais e espaço urbano. In: VASCONCELOS, P. de A.; et al. (orgs.). A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013.
_______. Processos e formas espaciais. In:_______. O espaço urbano. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995.
_______. Sobre agentes sociais, escala e produção do espaço, um texto para discussão. In: CARLOS, Ana Fani Alexandri.; et al (orgs). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2012.
IPARDES, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Cadernos municipais. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/cadernos/> acesso em: 13 de setembro de 2015.
GONÇALVES, Adriana Pereira. Uma abordagem sobre a verticalização na área urbana de Cornélio Procópio (PR). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2011.
MONBEIG, Pierre. A zona pioneira do Norte-Paraná. In: CARVALHO, Marcia Siqueira de; FRESCA, Tânia Maria. Geografia e Norte do Paraná: um resgate histórico. Londrina: Edições Humanidades, 2007.
OLIVEIRA, Ana Carolina Rodrigues de. Agentes e efeitos da especulação imobiliária em Ponta Grossa – PR. RA´E GA, Curitiba, Departamento de Geografia – UFPR, v. 28, n. 2, 2013, p. 106-133.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO. Plano diretor municipal – Cornélio Procópio, 2007.
SANTOS, Fernando Henrique dos. A polarização universitária como molde do munícipio de Cornélio Procópio (PR). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2012.
SIMÕES DE PAULA, E. Cornélio Procópio. In: CARVALHO, Marcia Siqueira de; FRESCA, Tânia Maria. Geografia e Norte do Paraná: um resgate histórico. Londrina: Edições Humanidades, 2007.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Espaço geográfico, espaço social, organização espacial e produção do espaço. In:_______. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rido de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
UTFPR, Universidade Tecnológica Federal Do Paraná. Disponível em: <http://www.utfpr.edu.br/cornelioprocopio> acesso em: 28/09/2015.
VASCONCELOS, Lucas Henrique Campos; PIRES, Fábio José; LUZ, Coaracy Eleutério da. Origens e formação de Cornélio Procópio como cidade de transporte. In: VII Congresso Nacional de Geógrafos, Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2014.
WACHOWICZ, Ruy Christovam. A ferrovia São Paulo-Paraná e a Paraná Plantation Co. In:______. Norte Velho, Norte Pioneiro. Curitiba: [s.n.], 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado