A GEOGRAFIA POLITICA DO ESTADO DO TOCANTINS: ANALISE DA CRIAÇÃO/EMANCIPAÇÃO DE MUNICIPIOS TOCANTINENSES
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2015.v2.22694Palavras-chave:
Estado do Tocantins, Criação de Municípios, Território Usado.Resumo
O artigo que ora apresentamos aborda a criação e emancipação de municípios no Estado do Tocantins, desde a época em que a região pertencia ao Estado de Goiás (1988), quando era referenciada como “Norte Goiano”, e os desdobramentos ocorridos após a instalação desta unidade da federação, a partir de 1989, sobretudo através da atuação de Siqueira Campos enquanto governador do estado. Neste trabalho, além de abordamos o fato do ponto de vista quantitativo, também tratamos das consequências políticas e territoriais, apresentando representações cartográficas que colaboram no entendimento da dimensão da fragmentação territorial sofrida na escala regional com as políticas emancipacionistas locais, bem como problematizando o uso do território tocantinense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado