Kiev: uma análise regional e territorial sobre os conflitos históricos e atuais
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20296Palavras-chave:
Kiev, Conflitos na Ucrânia, Conflitos Históricos.Resumo
A história de Kiev e, sobretudo da Ucrânia, sempre teve como ato principal disputas por território, por controle de povos distintos. Os objetivos por esse controle eram principalmente por conta do solo fértil e da localização geográfica deste estado e desse país. Más os tempos mudaram, e embora as lutas por territórios ainda existam na Ucrânia, os motivos são outros. Trata-se de conflitos por questões políticas, nacionalistas, econômicas entre outras na qual o artigo irá tratar, abordando conceitos de região e território para tais explicações. A elaboração deste trabalho foi voltada à disciplina de Teorias de Região e Regionalização, do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina/UEL.
Downloads
Referências
POZENATO, J. Algumas considerações sobre região e regionalidade. In.___ Processos culturais: reflexões sobre a dinâmica cultural. Caxias do Sul: Educs, 2003. Disponível em <http://www.ucs.br/ucs/tplInstitutosimhc/institutos/memoria_historica_cultural/artigos/artigo_pozenato.pdf>. Acesso em 03 maio 2014.
BBC. Criméia pede para fazer parte da Rússia; entenda com mapas a crise. In.___ G1. Disponível em <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/crimeia-pede-para-fazer-parte-da-russia-entenda-com-mapas-a-crise.html>. Acesso em 10 maio 2014.
G1 SÃO PAULO. Entenda a Crise na Ucrânia. 2013 - Atualizado em 08 de abril de 2014. Disponível em <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/12/entenda-os-protestos-na-ucrania.html>. Acesso em 01 de maio de 2014.
ONU. Mapa n° 3773, Rev. 6 UNITED NATIONS, Março de 2014. Department of Field Support
ESQUERDA.NET. Mapas e Gráficos para compreender a crise da Ucrânia. [pág. eletrônica]19 de Março, 2014. Disponível em <http://www.esquerda.net/artigo/mapas-e-gr%C3%A1ficos-para-compreender-crise-da-ucr%C3%A2nia/31800>. Acesso em 03 de maio de 2014.
DOUGAN, A. Futebol & Guerra: Resistência, triunfo e tragédia do Dinâmo de Kiev ocupada pelos nazistas/ Andy Dougan; Tradução Maria Inês Duque Estrada – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. Disponível em http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=_wdjWwSAd4cC&oi=fnd&pg=PT22&dq=Kiev+Ucr%C3%A2nia&ots=5qZyHqrw_k&sig=Ip1diThirj_GGXOoyq8ERBEuNUU#v=onepage&q=kiev&f=false. Acesso em 10 de maio de 2014.
SAQUET, M. A. Território Redes e Desenvolvimento: considerações sobre competitividade territorial. Rev. GEOMAE, Campo Mourão, PR v.3-n.1 p.13 – 25. Disponível em <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/geomae/article/viewFile/198/195>. Acesso em 10 de maio de 2014.
POZENATO, J. C. Processos culturais: reflexões sobre a dinâmica cultural. Caxias do Sul: Educs, 2003. Disponível em < http://www.ucs.br/ucs/tplInstitutosimhc/institutos/memoria_historica_cultural/artigos/artigo_pozenato.pdf> acesso em 31 de maio de 2014.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Kiev. Enciclopédia Escolar Britannica, 2014.. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/481651/Kiev>. Acesso em:
de maio de 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado