A AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO MUNICÍPIO DE MATOS COSTA-SC.
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37410Palabras clave:
Contestado, Desenvolvimento, Agricultura Familiar.Resumen
O presente artigo busca evidenciar o desenvolvimento do município de Matos Costa, sendo este parte do território da Guerra do Contestado, e como a agricultura familiar desenvolvida nos assentamentos do MST tem contribuído para o seu desenvolvimento socioeconômico. Para tanto, apresentamos os dados publicados em sites de estatísticas oficiais e as observações realizadas em visita técnica ao município com o programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina - UEL.
Descargas
Citas
DEEPASK. Atlas do Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM, São Paulo, 2013. Disponível em: <www.deepak.com>. Acesso em 05 de agos. de 2018.
FECAM. Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável, 2018. Disponível em: <https://indicadores.fecam.org.br/indice/estaual/ano/2018>. Acesso em 05 de agos de 2018.
FRAGA, N. C. Vale da Morte: o Contestado visto e sentido "Entre a cruz de Santa Catarina e a espada do Paraná". Blumenau: Hemisfério Sul LTDA, 2015. 02 ed.
SANTA CATARINA. Plano territorial de desenvolvimento rural sustentável do planalto norte catarinense. Canoinhas, 2006. Disponível em: <www.spg.sc.gov.br/planejamento>. Acesso em 02 de agos. de 2018.
SANTA CATARINA. Secretaria do Estado e Planejamento. Dados estatísticos municipais. Disponível em: <http://www.spg.sc.gov.br/dados_munic.php>. Acesso em 05 de agos. de 2018.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado do Planejamento. Dados estatísticos municipais: Agropecuária. Disponível em: <http://www.spg.sc.gov.br/dados_munic.php>. Acesso em 05 de agos. de 2018.
SEBRAE, S. C. Município de Matos Costa. Santa Catarina, 2010. Disponível em: <www.sebrae-sc.com.br>. Acesso em 02 de agos. de 2018.
THOMAZ, F. O modelo socialista de produção agropecuária (CPA - MST): contradições e avanços - estudo de caso Copava. 2010. Dissertação de mestrado em Geografia Humana, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo USP. São Paulo. Disponível em: <www.teses.usp.br>. Acesso em 08 de agos. de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Geographia Opportuno Tempore

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado










