A DESCENTRALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE MATOS COSTA/SC
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37405Resumen
O presente artigo visa trazer apontamentos a respeito do processo de descentralização da política social no Brasil, com ênfase na assistência social do município de Matos Costa/SC. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada a partir de revisão bibliográfica, visita de campo e pesquisa documental. Entre os resultados encontrados, demonstra-se a dificuldade do município em executar a política de assistência social, sobretudo quanto a padronização dos serviços do SUAS, desconsiderando a realidade do município estudado, além de dificuldades de financiamento da política em nível municipal; a artimanha do Estado Neoliberal em utilizar o argumento da descentralização político-administrativa para a redução do Estado, afim de diminuir os investimentos em política social e, consequentemente, em assistência social, bem como a necessidade de fortalecer a população, principalmente usuária do SUAS, em ocupar os espaços de discussão sobre esta política, gerando minimamente um tensionamento na consolidação da legislação pertinente à assistência social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Geographia Opportuno Tempore
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado