REDES E MOBILIDADE DO CAPITAL NA CADEIA PRODUTIVA DE PAPEL E CELULOSE NO MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37180Palabras clave:
Transporte Rodoviário, Mobilidade do Capital, Maranhão.Resumen
Este artigo analisa a mobilidade do capital na cadeia produtiva de papel e celulose no estado do Maranhão, a partir das redes de infraestrutura de transporte rodoviário, tendo como base a implantação da unidade fabril da Suzano Papel e Celulose no município maranhense de Imperatriz. A fábrica representa atualmente a reprodução do clássico modelo econômico das chamadas economias de fronteira, que se baseiam no acúmulo financeiro por parte de grandes projetos econômicos de reestruturação produtiva e na pilhagem irrestrita de recursos naturais. Metodologicamente, discute-se o transporte do eucalipto como componente extrativista fundamental e analisa-se o mapeamento das redes rodoviárias, dos fluxos de transporte, volumes de veículos e da distribuição espacial das fazendas de silvicultura, a partir de dados extraídos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) e relatórios de manejo da Suzano.
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