HISTORIOGRAFIA, RELAÇÃO DE PODER EO “CAÇA ÀS BRUXAS”: CONCERNENTE À DIPLOMACIA ENTRE EUA E A AMÉRICA LATINA DURANTE A GUERRA FRIA
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31804Resumen
Da interação entre política e território se dão um sem número de ricas possibilidades de estudo por meio das quais nos é possível uma melhor compreensão da complexa rede de inter-relações sociais em diferentes escalas (local, regional, global, etc). Os temas são variados, mas, talvez aqueles cujo pano de fundo seja a bipolaridade provocada pelo antagonismo envolvendo EUA X URSS seja, desde a década de 2010, novamente, um dos mais efervescentes. Dito isto, ressaltamos que, com este artigo, nós nos propomos a investigar as relações diplomáticas entre EUA e América do Sul durante o período que ficou conhecido como Guerra Fria. Atentos tanto a pluralidade quanto a heterogeneidade presentes no mencionado continente, fazemos uso da pesquisa bibliográfica de forma a melhor compreender o “caça às bruxas” que caracterizou o século passado e que, atualmente, “ressurge” no cenário político brasileiro.
Palavras-chave: Historiografia; Guerra Fria; Relações entre EUA e América do Sul.
Descargas
Citas
CERVO, Amado Luiz. Relações Internacionais da América Latina: velhos e novos paradigmas. Brasilia: Ibri, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-73292000000200001
MUNHOZ, Sidnei. Guerra Fria: Um Debate Interpretativo. In: WERNECK, Carlos Gilberto; et al. (Orgs.). O século sombrio: Uma História Geral do Século XX. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
________________. Na gênese da Guerra Fria: os EUA e a repressão ao comunismo no Brasil. In: Munhoz, Sidnei; et al. (Orgs.). Relações Brasil – Estados Unidos: Séculos XX e XXI. Maringá: Eduem, 2011.
SCHOULTZ, Lars. Estados Unidos: pode e submissão. Uma história da política norte-americana em relação à América Latina. Bauru: Edusc, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Paulo Sérgio Micali Junior, Taiane Vanessa da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado