MISSÃO REPUBLICANA DE PAZ: A PASSAGEM DE CORREIA DEFREITAS POR TERRAS CONTESTADAS
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31723Resumen
Manoel Correia Defreitas (1851-1932) foi deputado federal pelo Paraná nas legislaturas de 1909-1911 e de 1912-1914. Durante o ano de 1914 visitou os redutos de Taquaruçu e Caraguatá na tentativa de convencer os moradores a se dispersarem e evitar o ataque das forças oficiais. Essa visita ficou conhecida como CAMPANHA HUMANITÁRIA na imprensa curitibana e MISSÃO REPUBLICANA DE PAZ na literatura em geral. Correia Defreitas foi acompanhado de Antônio da Rocha Tico (fazendeiro gaúcho estabelecido em Jaguaraíva e que era representante do jornal Diário da Tarde de Curitiba). Poucas são as informações específicas sobre essa campanha, assim sendo o trabalho procura, através da análise da bibliografia produzida sobre o assunto e dos artigos vinculados no jornal O Diário da Tarde de janeiro e fevereiro de 1914 analisar a participação de Correia Defreitas na Guerra do Contestado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Ana Crhistina Vanali
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado