ABORDAGEM SOBRE TRABALHO E GÊNERO NAS OCUPAÇÕES DA CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA (CIC)
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31679Resumen
Não é possível conceber o espaço urbano sem fazer a conexão com as lutas que são geradas a partir dele e das histórias dos sujeitos que o compõem. A falta de moradia é um importante fator gerador de conflitos na cidade, a partir disso é possível ver a forma como o Estado produz e reproduz as segregações espaciais. Este trabalho tem a finalidade de fazer uma análise dos sujeitos que se encontram nas ocupações da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), através de uma pesquisa sobre as relações de trabalho e gênero das famílias ocupantes, e principalmente as vidas das mães de família e trabalhadoras entrevistadas. A pesquisa foi feita através de uma perspectiva de pesquisa participante, que exige um compromisso social do pesquisador com a comunidade por causa do processo de investigação-educação-ação. Através das entrevistas, foi possível verificar uma grande quantidade de mulheres na ocupação que não exercem atividade remunerada, e acabam se dedicando somente às atividades domésticas, e também para cuidar dos filhos no período em que não se encontram na escola. Essa análise permitiu compreender mais sobre a questão econômica que envolve as ocupações, sobretudo quanto ao trabalho feminino, seus limites e possibilidades no contexto das ocupações urbanas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Jéssica Cristina Lozovei
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado