A desterritorialização do judaísmo: uma migração para Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20292Palabras clave:
Amazônia. Deus. Judaísmo. Migração. Rondônia.Resumen
Este artigo tem por intuito apresentar alguns caminhos percorridos para a desterritorialização do povo semita. Para tal a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Destarte, a breve contextualização de alguns eventos que conduziram os judeus a migrarem, concomitantemente levando consigo seus cânones e costumes sobre seu mito de origem. Apresentamos as especificidades que ocorreram a esses migrantes ao instalarem-se na região amazônica do Brasil após Pogrom, umas dessas foi a incorporação da cultura local abandonando seus ritos e desse modo, ocorrendo o que Benchimol denominou de assimilação.
Descargas
Citas
ARMSTRONG, Karen. Uma História de Deus: Quatro Milênios de Busca do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BECKER, Bertha K. Amazônia. São Paulo: Ática, 1994.
__________ Eretz Amazônia Os judeus na Amazônia. Manaus; Valer, 1998.
BENJAMIN, Walter. O Narrador. Obras Escolhidas, Vol. 1, p. 197-221, São Paulo: Brasiliense, 1987.
BLAY, Eva Alterman. Judeus na Amazônia. In SORJ, Bila (org.). Identidades Judaicas no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Imago, 1997. p.33-66.
BONDER, Nilton e SORJ, Bernardo. Judaísmo para o Século XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade, Lembranças de Velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução à uma filosofia da cultura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
__________. Linguagem e Mito. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CASTRO, Sheila. Experiência e Lugar: Geografia Oral com Judeus. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Rio Branco.
EBAN, Abba. A História do povo de Israel. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1975.
FRIEDRICH, Otto. O Fim do Mundo. Rio de Janeiro: Record, 2000.
GOLDBERG, David J. e RAYNER, John D. Os Judeus e o Judaísmo: História e Religião. Rio de Janeiro: Xenon, 1989.
IZECKSOHN, Isaac. História dos Judeus 1º Vol. Rio de Janeiro: ed. do autor, 1973.
__________. História dos Judeus 2° Vol. Rio de Janeiro: ed. do autor, 1973.
JUNG, Carl Gustav. O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
__________. Memória Sonhos e Reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
KAUFMAN, Tânia Neumann. A Presença Judaica em Pernambuco. Recife: edição do autor, 2000.
MENEZES, Nilza. O Último Yon Kippur (A Comunidade Hebraica na Região dos Vales do Madeira, Mamoré e Guaporé). Ano I, Nº. 131 - Janeiro - Porto Velho, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado